Pergunta:
Minha dúvida é: qual a diferença entre composto e substância? Embora em livros de química seja possível encontrar definições para estas palavras, vale destacar que a maioria desses textos didáticos são traduções de textos originalmente escritos em inglês. Sei que a origem das palavras composto e seu suposto equivalente em inglês compound possuem origens semanticamente distintas. A explicação que me deram foi: quando temos uma substância pura, deve-se dizer, p. ex, «isolou-se a substância»; quando tratar-se de misturas de duas ou mais substâncias, deve-se dizer «isolou-se os compostos». Já em textos de química a diferenciação é feita considerando-se os átomos que compõem uma molécula em particular da "substância". Caso seja composta de um único átomo, seria uma «substância simples»; caso seja composta de dois ou mais diferentes átomos, já seria uma «substância composta» ou simplesmente dizendo um «composto». Isso seria verdade se a tradução literal de compound fosse composto em português. Porém, disseram-me que as duas palavras possuem origens distintas, e, portanto, não podem ser interpretadas literalmente. Enfim, vocês poderiam, por gentileza, esclarecer a minha dúvida sobre a origem semântica de substância e composto em português, quebrando o paradigma criado pela interpretação errônea da palavra compound.
Muito obrigado.
Resposta:
No contexto da química, substância é a «denominação genérica de elementos compostos caracterizados por uma única e idêntica constituição, tornando-se portanto homogéneos», e composto é uma «substância cuja molécula é constituída de vários átomos diferentes». Valorize-se ainda, como sinónimo de composto, a existência da locução «substância composta» (Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2009).
Deste modo, quimicamente falando, e de forma muito sumária, o que temos é o seguinte:
1. «Substâncias elementares ou simples», constituídas por átomos do mesmo elemento químico. Ex: ferro (Fe) ou oxigénio elementar (O2);
2. «Substâncias compostas», ou «compostos», constituídas por átomos de elementos químicos diferentes. Ex: água (H2O) ou amoníaco (NH3).
Refira-se que, ao contrário do que acontece com as «substâncias compostas», ou «compostos», não é possível decompor, através de reacções químicas, as «substâncias elementares ou simples» noutras substâncias.
Por outro lado, será importante não se confundir «substância composta», ou «composto», com «mistura» («associação de substâncias, distribuídas uniformemente, em processo que deixa intactas as moléculas, resultando num todo homogéneo; dissolução» — Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, 2009). Nas «misturas», cada componente mantém, portanto, as suas características. Por exemplo, se misturarmos água e sal, a água continua com as suas características — é líquida, tem o mesmo ponto de ebulição e fusão, etc. — e o mesmo sucede com o sal. Nos «compostos», o proc...