Pergunta:
Ensino desenho para crianças cegas, por meio de um tipo de «esquema gráfico tátil-visual».
Pergunto:
Como devo escrever "tátil-visual" no plural?
Agradeço imensamente uma resposta.
Resposta:
Táctil-visual não se encontra registado em nenhum dos instrumentos linguísticos (portugueses e brasileiros) consultados.
No entanto, de facto, verifico que, através de uma pesquisa no Google, a referida expressão surge bastas vezes (sobretudo em sítios brasileiros) associada não só à área profissional da consulente como também, por exemplo, à classificação de solos.
Valorize-se ainda o facto de, em muitas das ocorrências observadas, a citada expressão surgir sem hífen.
Maria Helena Mira Mateus e outros (Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 981), ao analisarem os compostos morfossintácticos que envolvem a coordenação de adjectivos (ex.: surdo-mudo = «surdo e mudo»), vertem a seguinte nota: «o comportamento morfológico destas formas não permite identificar nenhum dos seus constituintes como núcleo de toda a estrutura. No que diz respeito à flexão em número, verifica-se que todos os constituintes devem exibir idêntico valor» (ex.: surdos-mudos).
Seguindo esta linha de raciocínio, e tendo em conta que a formulaçã otáctil-visual é, tal como surdo-mudo, um composto morfossintáctico que envolve a coordenação de adjectivos (= táctil e visual), o seu plural deverá ser, do meu ponto de vista, tácteis-visuais.
Não posso, no entanto, terminar esta resposta, sem salie...