Textos publicados pelo autor
Orações reduzidas de infinitivo e gerúndio: posição do clítico e inversão do sujeito
Pergunta: «A se admitir ser verdade o que dizes, nada mais me resta fazer.»
Tal frase extraí de carta enviada por uma amiga. Questionei-a quanto à construção «a se admitir», tendo ela alegado que a lera em livro de bom autor de cujo nome, porém, não se lembrava. Estaria correta tal forma de construção? E quanto à forma «tendo ela alegado» que utilizei na pergunta, estaria correta?
Desde já agradeço a atenção.Resposta: Ainda que não seja muito comum, julgo que a construção «a se admitir» é aceitável no contexto em análise, podendo a...
A sintaxe do substantivo paralelo
Pergunta: Gostaria de saber sobre a regência «paralelo para» que aparece no texto da obra O Abolicionista, de Joaquim Nabuco:
«Nem a esperança, nem a dor, nem as lágrimas o são. Por isso não há paralelo algum para esse ente infeliz (o escravo), que não é uma abstração nem uma criação da fantasia dos que se compadecem dele, mas que existe em milhares e centenas de milhares de casos, cujas histórias podiam ser contadas cada uma com piores detalhes.»
O Dicionário de Regência Nominal do Francisco Fernandes prevê a seguinte...
Sobre uma acepção da palavra testemunho
Pergunta: Gostaria de saber o que significa exatamente a palavra testemunho nos seguintes contextos:
1) «A organização por capítulos é a que consta dos testemunhos 20 (13)V e 21 (14)V por se considerar a mais completa.»
2) «Os testemunhos 20 (13)V e 21 (14)V têm, ao topo, a indicação "Melville, first tale".»
3) «Cada capítulo é precedido do pequeno resumo que consta dos testemunhos 23(5) Q-1 e 1v., pois facilita a compreensão do enredo.»
É substituível simplesmente por documento, ou tem algum valor semântico específico no...
A diferença entre sociolecto e dialecto
Pergunta: O socioleto se distingue do dialeto por qual razão?Resposta: Maria Helena Mira Mateus e outros, na Gramática da Língua Portuguesa (2003), p. 34, tecem a seguinte reflexão sobre o tema: «os seus diferentes usos [da língua] no espaço e no tempo revelam existência de variação nos diversos módulos da gramática da língua permitindo, assim, em função quer de factores internos quer externos à língua, a caracterização de dialectos regionais, de sociolectos e de idiolectos ou registos...
A regência do verbo interagir
Pergunta: Está correto o verbo interagir reger a preposição com?
Não seria redundância?Resposta: Interagir significa «exercer ação mútua (com algo), afetando ou influenciando o desenvolvimento ou a condição um do outro; ter comunicação, diálogo (com outrem) em dada situação (familiar, profissional etc.) comunicar-se; relacionar-se» (Dicionário Houaiss).
Assim sendo, a formulação interagir + com está correcta, ex.: «alguns genes de bactérias...
