Paulo J. S. Barata - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Paulo J. S. Barata
Paulo J. S. Barata
46K

Paulo J. S. Barata é consultor do Ciberdúvidas. Licenciado em História, mestre em Estudos Portugueses Interdisciplinares. Tem os cursos de especialização em Ciências Documentais (opção Biblioteca e Documentação) e de especialização em Ciências Documentais (opção Arquivo). É autor de trabalhos nas áreas da Biblioteconomia, da Arquivística e da História do Livro e das Bibliotecas. Foi bibliotecário, arquivista e editor. É atualmente técnico superior na Biblioteca Nacional de Portugal.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Quando se faz a paginação dum livro, há palavras que nunca se separam no fim duma linha: as que têm menos do que cinco letras, os nomes próprios, etc.

O que é que se faz com o nome dum jornal? Por exemplo: Journal de Genève.

Tem de ficar tudo na mesma linha? The Guardian também?

Vi separado The Guard-ian e achei pouco estético.

Muito obrigado.

Resposta:

A translineação em «obra de livro» é geralmente evitada, sendo utilizada apenas como último recurso. Daí que, quanto maior for a mancha de texto, menor seja o número de palavras partidas.

Os modernos programas de paginação possuem algoritmos de distribuição do texto, que reduzem ao máximo a translineação. Quando, porém, é estritamente necessário fazê-lo, a translineação segue as regras gerais da divisão silábica estabelecidas na Base XX do Acordo Ortográfico de 1990. São, porém, seguidas em tipografia algumas regras específicas, tendo sobretudo em vista o critério estético a que o consulente alude. Assim:

1. Nas palavras mais simples, a partição é estritamente silábica (li/vro), já nas palavras mais complexas, a divisão deve ser maximamente etimológica, procurando separar os elementos de composição, ainda que de forma conjugada com o corte silábico, e o mais possível pelo meio da palavra (biblio/teca);

2. Não se devem dividir duas sílabas em que a primeira termine em vogal e a segunda comece também vogal ("ca/ótico"), exceto quando sejam elementos de composição (radio/elétrico);

3. Não se separam os ditongos ai, au, ei, eu, oi, ou e ui;

4. Não se separam palavras com x quando este seja seguido de vogal ("exe/quível");

5. Evitam-se as partições em que uma sílaba de uma ou de duas letras fique no final ou no início de linha;

6. Evitam-se as partições em palavras de...

Um «à descrição» sem discrição…

 

«Homens russos trocam anos de vida por vodka à descrição»

Expresso, n.º 2153, "Primeiro Caderno", 1 de fevereiro de 2014, última página

 

«[…] a fisionomia, o peso; a fisionomia das pessoas também irá contribuir para que o resultado [taxa de alcoolemia] seja diferente de condutor para condutor […]»

Jornal da Tarde, SIC, 7 de janeiro de 2014, 13h55.

Austericida: «o que mata a austeridade»?

 

«[…] se atendermos aos pesados custos económicos e sociais pagos pelos portugueses pelas políticas austericidas, mais troiquistas do que a Troica, que o Governo da coligação PSD/CDS nos impôs […]»

Conselho Superior, Antena 1, 21 de janeiro de 2014

Tem feito furor nas redes sociais em Portugal e suscitado polémica na comunicação social o vídeo da sociedade de advogados Maria do Rosário Mattos e Associados disponível na página daquela firma. As áreas em que a página se organiza são Home, Partners, Expertise, Contacts, e o vídeo é designado por Introducti...