Andrade Santos é escritor e sociólogo. Diretor do Gabinete de Estudos Torreenses. Autor do livro Oestinos
André Luiz de Almeida é natural de Conselheiro Pena, Minas Gerais. Poeta e historiador, é jornalista, editor do Jornal A Verdade em Ribeirão das Neves-MG, escritor, membro da ANELCA - Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes.
Filósofo de formação, é professor na Universidade da Beira Interior, onde desenvolve ciclos de estudos na área da Ciência Política.
Professor brasileiro de Literatura, Filosofia e História da Arte para turmas de Ensino Médio de uma escola privada em Bento Gonçalves (rio Grande do Sul), formado em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de Caxias do Sul. É editor dos blogues Lendo.org e Português? É fácil!
Tentou ser artista. Sobrava gosto, mas faltava talento. Não deu. Nada de ressentimentos. Isto não é um romance. É a vida, e a mesma levou-o a pintar realidades com palavras. Fez a primeira comunhão e era exímio no badminton. Aquele smash junto à rede era implacável. E o jogo de pés? Um autêntico bailado, facto que o levou a conquistar um joelho de platina. É licenciado em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Jornalismo Especializado e possui um diploma do dentista por bom comportamento. É jornalista do Expresso desde 2016, escreve uns versos e, às vezes, apresenta-se na terceira pessoa. Mas é mais para se armar.
Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com pós-doutorado em Língua Portuguesa pela Universidade do Porto. Professor da UERJ – campus São Gonçalo. Líder do grupo de iniciação científica Por uma nova análise estilística: subsídios para a sala de aula (UERJ). Vice-líder do grupo de pesquisa Grupo Multidisciplinar de Investigações Linguísticas – GMIL (UFRRJ/UERJ/CNPq) e membro do grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Texto – SELEPROT (UERJ).
Nascida no Rio Grande do Sul e criada numa comunidade de língua alemã. Professora de Alemão e autora de Aprender Alemão + Rápido.
Jornalista cultural. Iniciou-se em 2007 na redação da Rádio Renascença. Trabalhou nos jornais A Bola e 24 Horas, na revista Sábado e na revista digital NiT.
Jornalista portuguesa, trabalha na CMTV. Autora dos livros Puxar a Brasa à Nosa Sardinha e Cruz Credo, Bate na Madeira...E outras 113 superstições do nosso dia-a-dia.
Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Áreas de Investigação: crítica textual, filologia, lírica galego-portuguesa medieval, literatura medieval, crítica literária, obra de Camilo Castelo Branco. Também se deica à escrita de ficção, sendo autora de Enganos (1997), Relógios (2010) e, no campo da literatura infantil, Guilherme e os Agriões (2012).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações