Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal da Bahia. Autor de Literatura e documento.
Professor no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda, na especialidade Ensino e Investigação em Língua Portuguesa.
Fabiano Ormaneze, professor na PUC-Campinas desde 2008. Tem tido atividade nas áreas do jornalismo literário e na divulgação científica.
Licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com Mestrado em Estatística e Investigação Operacional. Investigadora do ILTEC.
Doutorado em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Licenciado em Linguística, pela mesma instituição. É Professor Adjunto na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), onde leciona disciplinas na área do Português como Língua Estrangeira e da Linguística do Português. É Coordenador do LAPE de Leiria (Local para Aplicação e Promoção de Exames como Língua Estrangeira) e Membro da Comissão Científica e Pedagógica da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês. É Investigador Integrado no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Universidade de Coimbra.
Felisbela Lopes. Professora universitária no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e as suas áreas de interesse na investigação vão desde o jornalismo, a programação e informação televisivas, as fontes de informação à área da comunicação na saúde.
Félix Pacheco (Teresina, 1879 — Rio de Janeiro, 1935) jornalista, político, poeta e tradutor brasileiro. Traduziu a obra de Baudelaire, que comentou e estudou. No governo de Artur Bernardes, foi ministro das Relações Exteriores. Luar de amor (1906); Poesias (1914); Ignezita (1915), foram algumas das suas obras.
Licenciada em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Jornalista do Diário de Notícias, desde 2004, colaborou também noutros meios da comunicação social, como a Visão, o Jornal de Letras, a Cosmopolitan, a Marie Claire e a Egoísta. Foi comentadora residente dos programas de debate da TVI24 A Torto e a Direito e 25.ª Hora e participou, como entrevistadora, no programa Agora a Sério, do Canal Q, Como autora, publicou Até Não Perceber: 15 Histórias de Verdade a Caminho da Ficção (2007) e Sermões Impossíveis (2010), entre outros.
Nasceu em Maputo, Moçambique. Colaboradora e professora visitante do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Bahia, realizou estágios pós-doutorais nesta universidade e na Universidade Estadual de Londrina, no Brasil. Professora jubilada da Universidade Carlos III de Madrid, tem doutoramento em Documentacão: Arquiivos e Bibliotecas, em Ambiente Digital, pela mesma universidade. Participou em vários congressos internacionais (Espanha, China, Brasil e Canadá). Foi colaboradora da UNESCO em Information Literacy (Literacia da Informação), bem como avaliadora de projetos de cooperação e investigação de organizações internacionais.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações