Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Licenciado em engenharia química na Faculdade de Engenharia do Porto, com o curso profissional de Farmácia em 1980. Estudioso da História de Portugal.

Adelino Gomes (Marrazes, 1944) é um jornalista português. Foi locutor da Rádio Clube Português, da Rádio Renascença e da Deutsche Welle, diretor de informação e realizador de programas na Radiodifusão Portuguesa. Foi repórter da RTP em 1975. Foi diretor-adjunto e redator-principal do Jornal O Público. Foi formador no CENJOR - e coordenou o Curso de Formação de Jornalistas e Animadores de Emissão da TSF.

Professor e linguista. Escreve sobre temas do ensino e da língua portuguesa no jornal angolano O País.

Adriano Espínola nasceu em Fortaleza em 1952. Professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal do Ceará e professor-leitor na Université Stendhal-Grenoble III (1989-91). Autor de vários livros de poesia e de antologias em português e em inglês.

Historiador e crítico de arte angolano. Foi investigador no Museu Nacional de Antropologia, em Luanda, e editor cultural do Jornal de Angola. Autor entre outras obras, de O Beijo da Madame Ki-ZerboO Ocaso dos Pirilampos e Made In Angola.

Adriano Moreira (Macedo de Cavaleiros, 1922) é político, deputado, advogado, internacionalista, politólogo, sociólogo e professor universitário. Destacou-se pelo seu percurso académico e pela sua ação como ministro do Ultramar durante o Estado Novo. Após a instauração do regime democrático em Portugal, liderou o CDS. Presidiu à Academia das Ciências de Lisboa.

 

Mestre e doutora em Estudos Literários pela Unesp, professora da rede estadual de São Paulo.

Afonso Duarte (Ereira, 1884 — Coimbra, 1958) foi um poeta português. Interessou-se por temas de etnografia e arte popular portuguesa, refletidos na sua obra poética. Publicou, entre outros: Canto da Babilónia (1952), Obra Poética (1956) e Lápides e Outros Poemas (1960).

Afonso Lopes Vieira (1878-1946) nasceu em Leiria. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Esteve ligado à Renascença Portuguesa, sendo um dos principais representantes do Neogarrettismo. Algumas das Obras publicadas: Para quê? (1897), O Meu Adeus (1900), O Encoberto (1905), Canções do Vento e do Sol (1911), Arte Portuguesa (1916), Ilhas de Bruma (1917), Onde a Terra Acaba e o Mar Começa (1940), etc.

Afonso Praça (Felgar, 1939 - Lisboa, 2001) foi um jornalista e escritor  português. Começou a atividade jornalística na revista Flama (1961), vindo a profissionalizar-se no Diário de Lisboa. Foi também director de O Jornal da Educação e dos semanários Se7e e O Bisnau. Presidente do Sindicato dos Jornalistas em 1974 e 1975.

Escritor nascido em 1990. Aos 15 anos publicou o livro de poesia Condensação. Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos, mestre na mesma área e pós-graduado em Escrita de Ficção. Em 2014, ganhou o Prémio LeYa com o romance O Meu Irmão; em 2017, foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira na categoria de Promessa, e em 2018 o Prémio Novos na categoria de Literatura. No final de 2018, publicou o seu segundo romance, Pão de Açúcar. Editor freelancer.