Escritora portuguesa, autora de vários livros de ficção, poesia, ensaio, crónicas e literatura juvenil.
Professor universitário nascido em Goa, autor, entre outros livros, de Raízes da Minha Terra, Os Filhos da Sombra e A Morte do Herói Português.
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.
Abel Barros Baptista é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado a sua investigação sobretudo às literaturas portuguesa e brasileira, tendo publicado, entre outras obras, O Defunto Elegante (1996), Autobibliografias: solicitação do livro na ficção de Machado de Assis (1998), Importa-se de me emprestar o Barroco? (2003), Ensaios Facetos (2004), O Livro Agreste (2005) e De Espécie Complicada (2010), entre outros. Foi diretor-adjunto da revista Colóquio/Letras (1997-2008).
Professor assistente de Ciência Política e Relações Internacionais na Simmons University. Os seus estudos centram-se na política africana contemporânea e política disaspórica.
Abílio Louro de Carvalho é professor de Português, de Santa Maria da Feira (Portugal).
A Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897, composta por quarenta membros efetivos e perpétuos e por vinte sócios estrangeiros, tendo por objetivo o cultivo do português brasileiro e da literatura brasileira.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações