Biografia dos autores dos textos do Ciberdúvidas
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas — Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras de Lisboa. Professor de Português.
Abel Barros Baptista é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado a sua investigação sobretudo às literaturas portuguesa e brasileira, tendo publicado, entre outras obras, O Defunto Elegante (1996), Autobibliografias: solicitação do livro na ficção de Machado de Assis (1998), Importa-se de me emprestar o Barroco? (2003), Ensaios Facetos (2004), O Livro Agreste (2005) e De Espécie Complicada (2010), entre outros. Foi diretor-adjunto da revista Colóquio/Letras (1997-2008).
Professor assistente de Ciência Política e Relações Internacionais na Simmons University. Os seus estudos centram-se na política africana contemporânea e política disaspórica.
A Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária brasileira fundada na cidade do Rio de Janeiro em 20 de julho de 1897, composta por quarenta membros efetivos e perpétuos e por vinte sócios estrangeiros, tendo por objetivo o cultivo do português brasileiro e da literatura brasileira.
Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição científica portuguesa que, entre várias missões, tem as de incentivar a investigação científica, estimular o estudo da língua e literatura portuguesas e promover o estudo da história portuguesa e das suas relações com outros países. É o órgão consultivo do Governo em matéria linguística.
Licenciado em engenharia química na Faculdade de Engenharia do Porto, com o curso profissional de Farmácia em 1980. Estudioso da História de Portugal.
Adelino Gomes (Marrazes, 1944) é um jornalista português. Foi locutor da Rádio Clube Português, da Rádio Renascença e da Deutsche Welle, diretor de informação e realizador de programas na Radiodifusão Portuguesa. Foi repórter da RTP em 1975. Foi diretor-adjunto e redator-principal do Jornal O Público. Foi formador no CENJOR - e coordenou o Curso de Formação de Jornalistas e Animadores de Emissão da TSF.
Pseudónimo de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, nascida em Lisboa em 1960 e falecida na mesma cidade em 30 de dezembro de 2024. No artigo que lhe dedicou a Associação de Professores de Português, em 31/12/2024, lê-se sobre a sua obra: «As quatro décadas da produção poética de Adília Lopes (pseudónimo sugerido por Miguel Tamen), de 1983 a 2023, estão reunidas em Dobra, que a Assírio & Alvim reeditou e atualizou em setembro de 2024 e que junta os 36 livros da poeta, desde a sua estreia com Um Jogo Bastante Perigoso, de 1985, publicado em edição de autor, até aos livros mais recentes, como Pardais, de 2022, e Choupos, de 2023, publicados pela Assírio & Alvim. Ao longo dos anos, a sua obra foi publicada por diversas editoras (Frenesim, Hiena, & etc., Black Sun Editores, Angelus Novus, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Mariposa Azual, Averno, Relógio d’Água, Assírio & Alvim).»
