Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

«Mas caso o italiano deixe o comando dos merengues, o eleito deverá ser o alemão Bern Schuster.»
«É que se se os londrinos não perderem, igualam a marca do Liverpool (…).»*

«Caso o italiano deixe o comando dos merengues» e «se os londrinos não perderem» são orações introduzidas no meio de outras, pelo que deverão ficar entre vírgulas. Na primeira frase, a oração inicial é «mas o eleito deverá ser o alemão Bern Schuster»; na segunda, «é que [os londrinos] igualam a marca do Liverpool».

Notícia* sobre o aniversário da menina inglesa desaparecida no Algarve: «Os pais apelaram à intensificação dos esforços para localizar a filha, enquanto a população local multiplicou-se em iniciativas de solidariedade.»

«(…) enquanto a população local se multiplicou em iniciativas de solidariedade» — assim deveria ter sido dito, com o pronome a preceder a forma verbal, dado o facto de pertencer a uma oração temporal (iniciada por enquanto).

Mais este exemplo do uso indevido do advérbio interrogativo porque: «Por que é que as autoridades portuguesas não fech...

Extracto de uma notícia do matutino 24 Horas (de 8 de Maio de Maio 2007) sobre o rapto da pequena Madeleine, na praia da Luz: «Pode até tratar-se de um rapto com motivações sexuais, mas também não se pode excluir a hipótese <span style="background:...

Pergunta:

Gostava de saber se é «Sociedade da Informação» ou «de Informação»?

Muito obrigada.

Resposta:

Podemos utilizar ambos os termos, dependendo do referente, ou seja, do objecto extralinguístico para o qual o termo remete.

Devemos dizer «sociedade da informação» quando nos referimos à sociedade em geral (conjunto de pessoas que vivem em estado gregário) em que a componente da informação e do conhecimento desempenha um papel nuclear em todos os tipos de actividade, em consequência do desenvolvimento da tecnologia digital, e da Internet em particular, o que origina novas formas de organização da economia e da sociedade. Esse desenvolvimento social e tecnológico permite obter e partilhar qualquer tipo de informação e conhecimento quase instantaneamente, a partir de qualquer lugar.

A «sociedade da informação» é, portanto, um produto do próprio homem, que assenta na convergência de três tecnologias: as da informação, as da comunicação e as dos media. Assim, ao utilizarmos o determinativo «da informação», estamos a referir-nos especificamente a este conceito de informação: «a informação» significa simultaneamente o conhecimento, a notícia, a comunicação, a tecnologia digital.

Quanto ao termo «sociedade de informação», ele pode ser utilizado quando a palavra sociedade significa «associação», «agremiação», «organismo», etc. que tem por objectivo dar informações sobre algo, esclarecer, aconselhar, difundir uma informação específica sobre uma determinada área, saber, matéria, produto, etc. Já não se trata «da informação», mas, sim, «de informação» sobre algo. Exemplo: «Sociedade de Informação do Amianto, Lda».