Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

A respeito da capital de Moçambique, diz-se «o Maputo», ou «Maputo», sem artigo?

Resposta:

Utiliza-se «o Maputo» ou «Maputo» consoante se refere o rio ou a cidade.

Quando se designa o rio, utiliza-se o artigo, pois os nomes dos rios são precedidos de artigo: «o rio Maputo», «o Maputo». Quando se designa a cidade, a regra geral é a da omissão do artigo. Efectivamente, na denominação das localidades (cidades, vilas, aldeias, povoações), a regra é a da ausência do artigo, como acontece, por exemplo, com os nomes das cidades moçambicanas Nampula, Quelimane, Inhambane, Nacala: «nasci em Nampula», «vivi em Quelimane», «visitei Inhambane», etc.

Os nomes de localidades em que se usa o artigo normalmente tiveram origem num substantivo comum, como é o caso da cidade moçambicana da Beira (beira como substantivo comum significa «margem, orla, borda»): «a Beira é uma linda cidade», «vale a pena passar uns dias na Beira».

Sei que há oscilação no emprego do artigo a respeito do nome da cidade de Maputo, pois o tema em o faz com que naturalmente se diga «o Maputo», mas não vejo razões para não se seguir a regra da omissão do artigo, como acontece, por exemplo, com os nomes das cidades de Aveiro ou de Faro. Assim, no caso de Maputo, deverá omitir-se o artigo: «Maputo é a capital de Moçambique», «ele trabalha em Maputo».

Cf.  Glossário de moçambicanismos, recolhido pelo tradutor e professor português Vítor Santos Lindgaard

Pergunta:

Tenho algumas dúvidas na classificação dos nomes das cidades. Na frase «Eu nasci em Maputo», a palavra Maputo é do género feminino, ou masculino?

Resposta:

O género gramatical atribuído aos nomes de cidades é o feminino. Trata-se de um género estabelecido por palavra oculta. Como se subentende a palavra cidade, gramaticalmente considera-se que o nome é feminino, independentemente de terminar em -a (Nampula, a linda!), em -e (Quelimane), em -o (Maputo), em consoante (Montepuez) ou ter uma forma plural (Santos) ou composta (a antiga Lourenço Marques). Exemplo: «a antiga Ouro Preto».

Exceptuam-se os nomes das cidades em que se usa o artigo masculino, como, por exemplo, o Porto, o Rio de Janeiro ou o Cairo. Exemplo: «O Porto antigo.»

No entanto, por uma questão de eufonia, normalmente, quando se pretende utilizar um adjectivo a classificar uma cidade de tema em -o que não tenha artigo, utiliza-se precisamente a palavra cidade. Exemplos: «a movimentada cidade de Maputo», «a cosmopolita cidade de Faro», «a bela cidade de Aveiro».

Artigo de Maria Regina Rocha no Diário do Alentejo de  12 de Dezembro de 2008, na sua coluna A Vez ao… Português.

A palavra credo designa uma oração cristã que começa, em português, pela primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo crer: "Creio".

Pergunta:

Devemos dizer “a” União de Leiria ou “o” União de Leiria, “o” Naval 1.º de Maio ou “a” Naval 1.º de Maio? E, por outro lado, “o” Estrela da Amadora ou “a” Estrela da Amadora, “o” Santa Clara dos Açores ou “a” Santa Clara dos Açores?

Resposta:

Os clubes, os grupos, as uniões ou as associações designam-se com o artigo no masculino ou no feminino em função da forma como o nome da instituição foi concebido. Assim, nuns casos temos o masculino (clubes ou grupos) e, no outro, o feminino (uniões ou associações).

Alguns exemplos:

1. «a Académica», simplificação de «a Associação Académica de Coimbra», tem a sua origem remota na Academia Dramática (1837), que, fundida com o Clube Académico de Coimbra, originara a Associação Académica e Dramática, que, em 3 de Novembro de 1887, após revisão dos estatutos,  passou a ter a designação a{#c|}tual;

2. «a União de Leiria», ou seja, «a União Desportiva de Leiria», foi fundada com esta designação em 1966;

3. «a Naval 1.º de Maio», isto é, «a Associação Naval 1.º de Maio», foi fundada em 1 de Maio de 1893, sucedendo à extinta Associação Naval Figueirense;

4. «a Maia» é a denominação simplificada de «União Ciclista da Maia», fundada em 29 de Dezembro de 1993;

5. «o União de Coimbra», simplificação de «o Clube de Futebol União de Coimbra», foi fundado em 1919;

6. «o Estrela da Amadora», ou seja, «o Clube de Futebol Estrela da Amadora», foi fundado em 1922;

7. «o Santa Clara», ou seja, «o Clube Desportivo Santa Clara», é, desde 1927, o herdeiro de dois clubes açorianos, o Santa Clara Foot-ball Club e o Sport Club ...

 

 

Quando se ouve falar de erros na utilização da língua, são normalmente referidos os erros de ortografia; no entanto, há outras incorrecções menos faladas, mas mais graves: as de sintaxe.

A sintaxe é a parte da gramática que estuda as regras de combinação e disposição das palavras e das frases no discurso. Dois dos erros mais frequentes são o emprego do plural dos auxiliares conjugados com o verbo haver e a concordância do predicado com o sujeito em frases introduzidas por «um dos que».