Pergunta:
Se compararmos a gramática tradicional com a gramática escolar é possível perceber alguma diferença em relação às definições das classes de palavras? Mais especificamente, a definição do advérbio e das conjunções? E em que critério se baseiam as definições dessas classes?
Resposta:
Não compreendi muito bem o que pretende saber.
Com o termo "gramática tradicional", sei que pretende referir-se aos estudos sistemáticos da língua realizados em fase pré-teórica. Mas, com o termo "gramática escolar", não sei a que realidade específica se quer referir. Actualmente, há compêndios de gramática que seguem diversas perspectivas linguísticas.
Nos programas escolares a nível do ensino básico e do secundário (Portugal) e do ensino fundamental e médio (Brasil), não se notam diferenças significativas em relação à gramática tradicional a nível da morfologia e da classificação, definição e indicação das propriedades das palavras.
Quanto à definição dos advérbios e das conjunções, ela assenta na sua caracterização formal e na função que desempenham em relação aos outros elementos da cadeia linguística.
Assim Francisco Torrinha (1.ª metade do século XX) ou José Nunes de Figueiredo e António Gomes Ferreira (3.º quartel do mesmo século), representantes da gramática tradicional e autores de compêndios de gramática escolar da época, apresentam definições dos advérbios e das conjunções, no essencial utilizadas em contexto escolar actual.
F.T.: Os advérbios são palavras inflexivas que afectam a acção expressa pelo verbo ou a significação dos adjectivos. Os advérbios são para o verbo o que os adjectivos são para o substantivo. Os advérbios dizem-se simples, se constam de um só vocábulo; compostos ou locuções adverbiais, se constam de mais de um vocábulo.
J.N.F. e A.G.F.: As palavras que se juntam a adjectivos e verbos para lhes modificar a significação e exprimir circunstâncias de uma acção, qualidade ou estado, chamam-se advérbios. Há ainda locuções adverbiais, isto é, expressões compostas que têm o valor de advérbios.<...