Pergunta:
Trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com redação oficial, emitindo as resoluções de um Conselho, e tenho usado o seguinte cabeçalho "O Conselho de Centro do Centro de Ciências Exatas ..., resolve:"
Gostaria de saber se existe pleonasmo na frase "O Conselho de Centro do Centro de Ciências Exatas....", pois surgiram algumas dúvidas a respeito. Sei que o pleonasmo é a repetição de uma idéia que já está contida em termo anterior e traz informações desnecessárias, reduntantes.
Porém, neste caso, além de ser regimental, pois temos aqui vários Conselhos (que são os órgãos deliberativos) de vários Centros (que são os órgãos de administração setorial) conforme nosso Estatuto, o fato de constar apenas "Conselho de Centro" não se entende a que Centro estamos nos referindo. E então? Existe o pleonasmo ou não? Ficarei imensamente grata em ser atendida.
Resposta:
Se bem entendi, esse cabeçalho tem duas partes, uma respeitante a um tipo de conselho, o "Conselho de Centro", e outra respeitante a uma entidade ou departamento, o "Centro de Ciências Exatas" (grafia do Brasil).
Se existem nessa Universidade conselhos com várias denominações ("de Centro" e outras) e se a omissão da palavra "Centro" poderá levar a confusão porque o "Centro de Ciências Exatas" tem outro ou outros conselhos além do de centro, então deverá utilizar o cabeçalho como o apresentou.
O pleonasmo consiste, como bem referiu, numa repetição, numa redundância. No entanto, segundo a explicação que deu, fiquei com a noção de que a palavra "Centro" respeitante a "Centro de Ciências..." teria um significado diferente do da palavra "Centro" de "Conselho de Centro". Assim, não há pleonasmo.