Lusa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
Investigadora cabo-verdiana propõe nota pedagógica <br> sobre passagens racistas em <i>Os Maias</i>
Preconceito e colonialismo na obra queirosiana
Por Lusa

«Vanusa Vera-Cruz Lima considera que a obra deve incluir "um comentário pedagógico", para que a questão racial não seja ignorada. A Associação de Professores de Português (APP) considera que uma leitura implica a análise dos preconceitos raciais do discurso narrativo e contexto histórico.»

Notícia da agência Lusa, publicada em 7 de março no Diário de Notícias.

 

CovidCheck.pt  contra o vírus da infodemia e da desinformação
Iniciativa do ISCTE para o rigoroso esclarecimento público sobre a pandemia do novo coronavíris
Por Lusa

Criada pela equipa do centro de investigação de sociologia MediaLab CIES  do  ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), a plataforma CovidCheck.pt  tem atualização diária, visando o esclarecimento das principais questões sobre a pandemia do novo coronavírus, alvo da chamada infodemia e de muita desinformação, via redes sociais, principalmente.

Ver o comunicado sobre o projeto, aqui.

Notícia original da agência Lusa, com a data de 14 de maio de 2020. 

Rubem Fonseca (1925-2020)
77 anos de carreira, mais de 30 obras publicadas, Prémio Camões em 2003
Por Lusa

Apontado pela crítica como «o maior contista brasileiro da segunda metade do século XX», Rubem Fonseca, de 94 anos, faleceu na quarta-feira p.p. ,dia 15 de abril, no Rio de Janeiro, vítima de ataque cardíaco.

dizem professores para alunos brasileiros, africanos e timorenses" class="img-adjust">
Há «choque de culturas» e discriminação nas universidades portuguesas
relata um estudo sobre o acolhimento de estudantes estrangeiros.
Por Lusa

«Choque de culturas», «casos de discriminação», «não aceitação da língua portuguesa falada e escrita por estudantes lusófonos», «falta de sensibilização dos professores» – são algumas das conclusões de um estudo da investigadora científica do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) e do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa.

 

[Texto publicado no Diário de Notícias em 8 de dezembro de 2019, com base numa peça da agência de notícias Lusa.]


 

 

 

«Tipo, ok. Tipo, não. Tipo, eu sei.»
Expressão usada sobretudo pelos mais jovens
Por Lusa

Expressões como «estou tipo atrasado» ou «vou para as aulas tipo à tarde», onde figura a palavra tipo, caracterizam, em Portugal e não só, o atual discurso juvenil e já têm registo escrito, pelo menos num dicionário e num álbum de banda desenhada. Tratar-se-á de uma moda sem consequências ou de um uso que veio para ficar? E para que tendências da língua apontam as ocorrências deste bordão linguístico? Este é o tema de um trabalho da agência Lusa datado de 30 de novembro de 2019 que aqui se transcreve com a devida vénia (texto disponível para subscritores do sítio eletrónico da Lusa; também disponível no Jornal de Notícias, donde se retiraram o título e os subtítulos).