Diana Oliveira - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Diana Oliveira
Diana Oliveira
291

Doutorada em Linguística Aplicada e mestre em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Língua Segunda pela Universidade do Minho. Desenvolve atividade na área do ensino de línguas, na criação de materiais didáticos para o ensino do português (como língua materna e estrangeira) e na investigação. Tem-se especializado na aprendizagem fonológica do português-L2 por aprendentes cuja língua materna é o mandarim.

 
Textos publicados pelo autor
Português Já – Iniciação
Por Diana Oliveira

Português Já – Iniciação é uma manual destinado à prática da gramática e vocabulário na aprendizagem do português como língua estrangeira, publicado pela Porto Editora e da criação intelectual de Diana Oliveira. As propostas didáticas deste livro foram especialmente pensadas para quem, por motivos académicos ou profissionais, tenciona aprofundar e consolidar os seus conhecimentos gramaticais e lexicais ao mesmo tempo que desenvolve as suas competências comunicativas. Este volume insere-se no projeto Português mais perto, uma plataforma da Porto Editora, apoiada pelo Instituto Camões, que reúne um conjunto de materiais e aulas interativas para aprendentes de português como língua não materna dos diferentes níveis de proficiência.

Em termos estruturais, o manual está organizado em 28 unidades com exercícios diversificados de gramática e léxico, incluindo ainda atividades de compreensão do oral. Ao longo do livro, acompanham-se duas personagens, os amigos João e Izabela, que vivem várias situações comunicativas do quotidiano, como por exemplo uma ida às compras. Através destes contextos comunicativos são introduzidos, de modo contextualizado, os conteúdos gramaticais e lexicais do nível de iniciação.

Cada unidade é iniciada por um diálogo exemplificativo do uso de uma determinada estrutura gramatical. Depois, é apresentada uma breve explicação do funcionamento dessa estrutura, acompanhada de exercícios de aplicação. O vocabulário relacionado com a situação comunicativa explorada na unidade é didatizado a seguir. No final de cada unidade, são aprese...

Verbos no Passado
100 exercícios com explicação
Por Diana Oliveira, Sofia Rente

Verbos no Passado – 100 exercícios com explicaçãoda autoria de Diana Oliveira e Sofia Rente e editado pela editora Lidel, é um livro de apoio destinado a aprendentes de língua portuguesa de qualquer nível de proficiência (do A1 ao C2). 

Na sua génese, o livro apresenta os tempos verbais do passado do modo indicativo apresentando não só explicitação acerca de como se forma e como se utiliza cada um dos tempos, como exercícios de sedimentação de conhecimentos. Divide-se, para o efeito, em três grandes secções: «tempos do passado», «tempos do passado em contraste» e «tempos do passado – mix de exercícios».

Na primeira secção  «tempos do passado»  explica-se cada um dos tempos passados usados em português no modo indicativo, nomeadamente como se formam e quando se usam. Já na segunda secção – «tempos do passado em contraste»  apresentam-se, como o título antecipa, os tempos verbais do passado em pares que frequentemente se confundem, nomeadamente o pretérito perfeito simples vs. o pretérito imperfeito do indicativo, ou o pretérito perfeito simples vs. o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo. Aqui, são apresentadas estratégias que ajudam os aprendentes a distinguir os tempos verbais. Note-se que tanto a primeira como a segunda secção do livro são compostas por exercícios após as explicações dadas. Contudo, a última grande secção é destinada somente a exercícios, mas, em vez de trabalhar os verbos ou pares de verbos individualmente, fá-lo em simultâneo, e o aprendente pode, sem o suporte da explicaç...