Publicada no Brasil, eis uma obra que reúne vários artigos que dão diferentes contributos para a discussão e abordagem da área do Português como Língua de Herança (POLH), um conceito a ter em consideração no panorama do ensino. Trata-se de uma edição em dois volumes que surgem na sequência do II Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança (II-SEPOLH), que se realizou em Munique, na Alemanha, em 2015.
O primeiro volume de O POLH na Europa – Português como Língua de Herança, editado em 2017 e organizado por Ana Souza e Camila Lira, encontra-se dividido em duas secções cujos artigos abordam tópicos relacionados com o POLH nas suas múltiplas vertentes.Na primeira parte, intitulada "Reflexões sobre o ensino de POLH", os estudos apresentados têm um caráter mais teórico, refletindo sobre a prática de ensino de POLH, nomeadamente no tocante à formação de professores e aos materiais didáticos específicos. Na secção seguinte, "Projetos de incentivo ao ensino de POLH", os artigos debruçam-se sobre iniciativas em prol da manutenção do POLH, nomeadamente apresentando projetos que visam preservar as heranças linguísticas e demarcar espaços mais adequados e democráticos para aqueles que têm o português como língua usada no seio familiar.
Do segundo volume, publicado em 2020 pela Sagarana Editora, e organizado por Camila Lira e Juliana Azevedo-Gomes, constam igualmente de duas secções – "Reflexões sobre o ensino de POLH" e "Considerações práticas para o ensino de POLH" – ao longo das quais se repartem 11 capítulos (quatro na primeira, e sete na segunda secção), que apresentam reflexões e propostas de ação que visem fortalecer os laços identitários e culturais de crianças e famílias emigrantes através do uso das suas línguas de herança em diversos contextos. Mesmo assim, e à semelhança do primeiro, também este volume foca questões relacionadas com práticas de ensino e metodologias e evidencia a importância do fomento de políticas públicas de apoio e manutenção do ensino de POHL.
Quem se proponha ensinar crianças e jovens expostos à língua portuguesa no ambiente famíliar encontra nesta obra informação e sugestões muito úteis para ampliar o conhecimento das características específicas deste público e dos materiais a utilizar em contexto de ensino, de modo a adaptar a prática letiva às necessidades detetadas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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