v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
A investigação e a escrita
Publicar sem perecer
Por Paula Sequeiros, Maria José Carvalho, Graça Capinha

A investigação e a escrita: publicar sem perecer é uma coletânea da série Investigação, da Imprensa da Universidade de Coimbra, organizada pelas investigadoras do Centro de Estudo Sociais da Universidade de Coimbra (CES) Paula SequeirosMaria José Carvalho e Graça Capinha, que se encontra disponível em acesso aberto

Esta obra surge no contexto atual da produção científica em Portugal, a qual é marcada por uma pressão exercida sobre os investigadores no sentido de publicarem com uma frequência considerável. Como se afirma na introdução, «O espaço e o tempo da reflexão perdem terreno perante as bibliometrias hoje exigidas a qualquer preço, enquanto os jovens investigadores e investigadoras desesperam sob esta pressão e perdem o sentido do que verdadeiramente deve significar produzir conhecimento — um conhecimento que sirva a nossa humanidade e não, um conhecimento, dito, de pés na terra, que serve os valores economicistas dominantes.» (p. 7)

A obra agora editada é o resultado de um processo de formação avançada que se iniciou em 2016-17 e que agora se traz a lume com a intenção de promover a reflexão em torno da «aprendizagem e [d]a facilitação de saberes a estudantes em formação avançada, tentando auscultar e compreender as suas expectativas e as suas conclusões […], procurando descortinar de que forma a oferta destas formações se refletiu na melhoria da sua produção científica» (pp. 8-9). A esc...

Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação
Por Paulo Nunes da Silva

Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta)1 é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva.

Este manual foi, nas palavras do seu autor, «concebido e elaborado com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita» (p. 9). A verdade, porém, é que o potencial público de leitores da obra ultrapassa em muito o universo definido na apresentação, pois os assuntos aqui tratados são suscetíveis de interessarem a professores, jovens investigadores, alunos em geral e a todos aqueles que têm a escrita como ferramenta de comunicação. Aliás, veja-se como os exemplos de «erros de expressão escrita em textos redigidos por estudantes» (p. 26 e ss.) convocam dificuldades que frequentemente se identificam tanto no domínio escolar não universitário como no plano social.

Assumindo a humilde missão de apresentar propostas de superação de dificuldades evidenciadas pelos estudantes de LLA, Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação cumpre, na verdade, objetivos bastante mais abrangentes, convertendo-se num guia de reflexão e conhecimento sobre vários planos da textualidade.

Em termos estruturais, a publicação organiza-se em 15 capítulos, que tratam, de forma sistemática, e em alguns momentos com profundidade, questões como o discurso académico (cap. 1), o estilo formal (cap. 2), as fases processuais da escrita (caps. 3 a 5), mecanismos de escrita, como a pontuação, o parágrafo ou os conectores (caps. 6 a 8). O autor dedica ainda quatro capítulos (9 a 12) ao tra...

<i>Grammatica da Lingoagem Portuguesa</i>
A primeira obra do género publicada em Portugal (1536)
Por Fernão de Oliveira

Da autoria de Fernão de Oliveira, chamado também de Fernando de Oliveira ou  de Fernando Oliveira (Aveiro ou Santa Comba Dão,1507 — Aveiro, 1581) – que a definiu como a «primeira anotação da língua portuguesa» –, Grammatica da Lingoagem Portuguesa foi a primeira obra do género publicada em Portugal, em 27 de janeiro de 1536, sob a chancela da tipografia de German Galharde. Dedicada a  D. Fernando de Almada, 4.º conde de Abranches, que terá custeado a sua publicação num período em que Portugal procurava afirmar a sua autonomia nacional, teve como «subjacente intenção» passar para a escrita um sistema linguístico coeso, «caracterizador de uma nação e um povo».

 Para tal, integra um «conjunto de reflexões de carácter linguístico e cultural, com o objetivo explicito de propor uma norma para o português do século XVI, não seguindo no entanto, o modelo das gramáticas até então produzidas»....

Todas as Palavras que Hão de Vir
Por Vários autores

No contexto das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa de 2021,  o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda publicaram conjuntamente o livro Todas as Palavras que Hão de Vir, em suporte digital. Trata-se de um documento que reúne depoimentos de vários escritores, que dão conta da visão e das vivências que têm da língua portuguesa.

Cada país é representado por dois autores de cada um dos oito países da CPLP onde a língua, além de ter estatuto, oficial, é língua materna de parte ou da maioria da população e tem criação literária. O título do livro é dado pelo contributo homónimo da portuguesa Lídia Jorge.

São, portanto, 16 os textos coligidos, de acordo com a seguinte distribuição:

Angola Pepetela "O tempo e a língua" e  Luaia Gomes Pereira "As palavras que ficam".

Brasil –  Milton

Preposições em Ação
+ de 200 exercícios
Por Carla Oliveira e Luísa Coelho

Preposições em Ação é um pequeno livro da autoria de Carla Oliveira e Luísa Coelho, lançado em 2021 pela editora Lidel.

Não obstante o uso das preposições e locuções prepositivas na aprendizagem da língua portuguesa constituir uma área de funcionamento linguístico fundamental para uma comunicação correta e eficaz, trata-se de uma área problemática para os falantes não nativos. Com este livro, as autoras propõem facilitar a aquisição, o estudo e a prática das principais preposições e locuções prepositivas.Estes desafios distribuem-se ao longo de 34 unidades perspetivadas da evolução da aquisição da língua, isto é, têm em conta cada momento de aprendizagem em que se encontra o aprendente. Os capítulos iniciais correspondem ao que se prevê saber no nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e vão, em crescendo, até ao nível C2. Em cada uma das unidades, além do texto explicativo, o utilizador pode contar também com exercícios de sedimentação de conhecimentos e com as respetivas soluções no final do livro, o que permite a quem trabalhar sozinho corrigir o trabalho feito. 

Conclui-se, assim, que este livro possibilita um estudo e aprendizagem autónomos ou em aula,  colmatando a escassez de materiais didáticos nesta área específica da língua. Surge, portanto, como um instrumento de trabalho útil para quem ensina e para quem aprende.