v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
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Textos publicados pelo autor
Português Ativo – Para o Mundo Profissional
Por Vanda Magarreiro, Dália Conceição e Regina Caçador

Português Ativo – para o mundo profissional é um manual publicado pela editora Lidel e da autoria de Vanda Magarreiro, Dália Conceição e Regina Caçador, destinando-se a estudantes que aprendem português como língua não materna (PLNM) para fins profissionais e práticos. Com a revisão técnica de Antónia Estrela, este livro foi elaborado de acordo com as orientações presentes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para os níveis A1 e A2 e tem como objetivo o auxílio na obtenção de «conhecimentos linguísticos passíveis de serem utilizados em múltiplos contextos comunicacionais e culturais». 

Em termos estruturais, esta publicação está organizada em dez unidades temáticas baseadas em temas diversificados, como por exemplo: viagens, refeições e lazer, comunicações, empresas e vida na empresa, emprego e procura de emprego e o mundo do trabalho. Ao longo de cada unidade, são propostos vários desafios e atividades que tencionam desenvolver competências ligadas à compreensão, produção e interação oral, leitura, escrita, gramática e léxico, tendo sempre em atenção contextos específicos como o trabalho e o mundo comercial. No final do livro, é ainda possível encontrar um glossário em português, espanhol, alemão, inglês e mandarim. 

Em Português Ativo - para o mundo profissional encontram-se também um conjunto de mais de 500 exercícios que se colocam entre a comunic...

Verbos no Passado
100 exercícios com explicação
Por Diana Oliveira, Sofia Rente

Verbos no Passado – 100 exercícios com explicaçãoda autoria de Diana Oliveira e Sofia Rente e editado pela editora Lidel, é um livro de apoio destinado a aprendentes de língua portuguesa de qualquer nível de proficiência (do A1 ao C2). 

Na sua génese, o livro apresenta os tempos verbais do passado do modo indicativo apresentando não só explicitação acerca de como se forma e como se utiliza cada um dos tempos, como exercícios de sedimentação de conhecimentos. Divide-se, para o efeito, em três grandes secções: «tempos do passado», «tempos do passado em contraste» e «tempos do passado – mix de exercícios».

Na primeira secção  «tempos do passado»  explica-se cada um dos tempos passados usados em português no modo indicativo, nomeadamente como se formam e quando se usam. Já na segunda secção – «tempos do passado em contraste»  apresentam-se, como o título antecipa, os tempos verbais do passado em pares que frequentemente se confundem, nomeadamente o pretérito perfeito simples vs. o pretérito imperfeito do indicativo, ou o pretérito perfeito simples vs. o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo. Aqui, são apresentadas estratégias que ajudam os aprendentes a distinguir os tempos verbais. Note-se que tanto a primeira como a segunda secção do livro são compostas por exercícios após as explicações dadas. Contudo, a última grande secção é destinada somente a exercícios, mas, em vez de trabalhar os verbos ou pares de verbos individualmente, fá-lo em simultâneo, e o aprendente pode, sem o suporte da explicaç...

A investigação e a escrita
Publicar sem perecer
Por Paula Sequeiros, Maria José Carvalho, Graça Capinha

A investigação e a escrita: publicar sem perecer é uma coletânea da série Investigação, da Imprensa da Universidade de Coimbra, organizada pelas investigadoras do Centro de Estudo Sociais da Universidade de Coimbra (CES) Paula SequeirosMaria José Carvalho e Graça Capinha, que se encontra disponível em acesso aberto

Esta obra surge no contexto atual da produção científica em Portugal, a qual é marcada por uma pressão exercida sobre os investigadores no sentido de publicarem com uma frequência considerável. Como se afirma na introdução, «O espaço e o tempo da reflexão perdem terreno perante as bibliometrias hoje exigidas a qualquer preço, enquanto os jovens investigadores e investigadoras desesperam sob esta pressão e perdem o sentido do que verdadeiramente deve significar produzir conhecimento — um conhecimento que sirva a nossa humanidade e não, um conhecimento, dito, de pés na terra, que serve os valores economicistas dominantes.» (p. 7)

A obra agora editada é o resultado de um processo de formação avançada que se iniciou em 2016-17 e que agora se traz a lume com a intenção de promover a reflexão em torno da «aprendizagem e [d]a facilitação de saberes a estudantes em formação avançada, tentando auscultar e compreender as suas expectativas e as suas conclusões […], procurando descortinar de que forma a oferta destas formações se refletiu na melhoria da sua produção científica» (pp. 8-9). A esc...

Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação
Por Paulo Nunes da Silva

Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta)1 é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva.

Este manual foi, nas palavras do seu autor, «concebido e elaborado com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita» (p. 9). A verdade, porém, é que o potencial público de leitores da obra ultrapassa em muito o universo definido na apresentação, pois os assuntos aqui tratados são suscetíveis de interessarem a professores, jovens investigadores, alunos em geral e a todos aqueles que têm a escrita como ferramenta de comunicação. Aliás, veja-se como os exemplos de «erros de expressão escrita em textos redigidos por estudantes» (p. 26 e ss.) convocam dificuldades que frequentemente se identificam tanto no domínio escolar não universitário como no plano social.

Assumindo a humilde missão de apresentar propostas de superação de dificuldades evidenciadas pelos estudantes de LLA, Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação cumpre, na verdade, objetivos bastante mais abrangentes, convertendo-se num guia de reflexão e conhecimento sobre vários planos da textualidade.

Em termos estruturais, a publicação organiza-se em 15 capítulos, que tratam, de forma sistemática, e em alguns momentos com profundidade, questões como o discurso académico (cap. 1), o estilo formal (cap. 2), as fases processuais da escrita (caps. 3 a 5), mecanismos de escrita, como a pontuação, o parágrafo ou os conectores (caps. 6 a 8). O autor dedica ainda quatro capítulos (9 a 12) ao tra...

<i>Grammatica da Lingoagem Portuguesa</i>
A primeira obra do género publicada em Portugal (1536)
Por Fernão de Oliveira

Da autoria de Fernão de Oliveira, chamado também de Fernando de Oliveira ou  de Fernando Oliveira (Aveiro ou Santa Comba Dão,1507 — Aveiro, 1581) – que a definiu como a «primeira anotação da língua portuguesa» –, Grammatica da Lingoagem Portuguesa foi a primeira obra do género publicada em Portugal, em 27 de janeiro de 1536, sob a chancela da tipografia de German Galharde. Dedicada a  D. Fernando de Almada, 4.º conde de Abranches, que terá custeado a sua publicação num período em que Portugal procurava afirmar a sua autonomia nacional, teve como «subjacente intenção» passar para a escrita um sistema linguístico coeso, «caracterizador de uma nação e um povo».

 Para tal, integra um «conjunto de reflexões de carácter linguístico e cultural, com o objetivo explicito de propor uma norma para o português do século XVI, não seguindo no entanto, o modelo das gramáticas até então produzidas»....