Textos publicados pelo autor
«Eo ipso»
Pergunta: «Eo ipso» - expressão latina que tenho encontrado, muitas vezes abreviada, cujo significado exacto desconheço (penso que quererá dizer "tal como", "como tal"...).
Conto com a vossa preciosa colaboração, já que dos dicionários que consultei não constava esta expressão. Obrigado.Resposta: Não raro, determinada palavra ou determinada expressão tem este ou aquele significado conforme o contexto e também conforme a situação. Assim, por exemplo, o verbo dar tem mais de 90 acepções. Depende do...
"Despoletar", de novo
Pergunta: Que significa e como foi formado o verbo despoletar?Resposta: O verbo despoletar é formado do prefixo des- + espoletar, que significa pôr a espoleta em.
A espoleta é um dispositivo que produz a detonação de cargas explosivas, como por exemplo uma granada, e também de projécteis; a espoleta é, também, um detonador.
Se tirarmos a espoleta a uma granada, quer dizer, se a...
Feminino dos substantivos terminados em -e átono
Pergunta: Existe(m) alguma(s) regra(s) que permita(m) estabelecer o género dos substantivos terminados em -e átono?Resposta: Regras gramaticais não há. Temos de nos informar no uso:
1. - Mudam o e átono em a átono:
elefante/-a, infante/-a, mestre/-a, fidalgote/-a, franganote/-a.
2. - Dupla forma feminina: ou mudam o -e em...
Predicado
Pergunta: O predicado verbal pode conter outros complementos que não o directo e o indirecto? Coloco a questão porque há pouco tempo, num manual escolar de 9º Ano, deparei-me com uma explicação sobre o assunto que apontava para um "sim" à questão anteriormente formulada.
Obrigado!Resposta: Sim, o predicado verbal pode ter outros complementos além do complemento directo e indirecto. Dá-se isto, por exemplo, quando estes complementos estão completados por outros complementos. Exemplos:
(1) Comprei um bolo com...
Vós e tu
Pergunta: Eu sou um estudante na Univ. da Florida nos Estados Unidos. Eu estudo o português agora (6 meses faz) e quero saber se em Portugal vocês usam o "vós". Também quero saber quando é que se usa "tu."Resposta: O pronome vós usa-se no Norte de Portugal. No centro e Sul, usam-no algumas pessoas cultas em determinadas sessões, como por exemplo os padres na igreja, às vezes em cartas cerimoniosas, etc. O vós é, por vezes, um pouco distanciador, ao passo que o tu é aproximador....
