José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
100K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Queria saber se a palavra performance tem plural, ou seja, se existe a palavra performances.

Resposta:

O plural do vocábulo inglês performance é performances,  escrevendo-se em itálico ou entres aspas, como qualquer estrangeirismo.

Substantivo feminino no original – provém do verbo inglês to perform, com o significado de  «realizar», «completar», «executar» ou «efetivar» – equivale em português a desempenho (de função ou cargo), exibição, proeza, realização, êxito de realização, etc., conforme o sentido  e a área em causa. Nas artes, em que é mais empregada, regista a generalidade dos dicionários, trata-se da «manifestação artística assente numa encenação que pode combinar dança, música, meios audiovisuais»¹, tendo  «como princípio básico a improvisação e o contacto direto com o espectador»². Termo igualmente utilizado também para definir a «competência linguística de uma falante».³ 

Nas artes plásticas, também se usa o conceito instalação: «manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um ambiente – que pode ter um caráter efêmero (só "existir" na hora da exposição) ou pode ser desmontada e recriada em outro local.» 

Conceituado (= que é tido em certo conceito) já pode fazer pressupor uma avaliação positiva sobre alguém ou alguma coisa. Se lhe antepusermos o advérbio bem, então, fica desfeita qualquer margem de ambiguidade possível. Por isso, qualificar uma casa de alterne - ainda por cima num caso sob acusação de lenocínio, tráfico de mulheres estrangeiras para a prostituição e favorecimento da imigração cla...

 

Dez  novos estádios de futebol em Portugal, transbordando de shoppings e shopping centers, megastores e disc dances para aqui, health clubs e naming rights para acolá...

Pergunta:

Gostaria de saber se posso utilizar a palavra dupleto para designar um conjunto de dois elementos que aparecem sempre associados.

Resposta:

Dupleto é termo específico da Física: «conjunto de dois electrões, com spins antiparalelos, de uma mesma orbital» (do francês "doublet"), segundo a abonação do Dicionário da Porto Editora. Sendo um termo específico da Física, com um sentido muito concreto, é aconselhável encontrar outro vocábulo mais apropriado para a linguagem comum. Por exemplo, duplo («que ou o que contém duas vezes a mesma quantidade; que apresenta duas características, dois componentes») ou mesmo par («conjunto de duas entidades, seres, animais, objectos de igual natureza; parelha»).

Empregue-se um ou outro (e há ainda mais variantes) conforme a circunstância.

Pergunta:

A palavra "empoderamento" existe nos dicionários de língua portuguesa?

Resposta:

Empoderamento (em + poder), «obtenção, alargamento do poder», é um substantivo já registado no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa.