Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aprender Português e Matemática na plataforma CiberEstudo
Com 2600 exercícios, jogos interativos e 72 provas de avaliação
Por José Manuel Matias 1K

Aprender implica treinar, repetir, fazer e refazer – sobretudo em disciplinas que requerem desempenhos, como o Português e a Matemática.

Neste contexto, as plataformas digitais de estudo oferecem mecanismos ideais para este treino: além de reunir um número elevado – e sempre em crescendo – de exercícios, permitem apresentar, de modo automático, soluções e explicações, desenvolvendo a autonomia do aluno no processo de aprendizagem.

CiberEstudo é, neste âmbito, a plataforma mais recente, como aqui foi devidamente noticiado. Iniciativa da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesaconcretizada graças ao patrocínio mecenático da Fundação Vodafone  e a colaboração da Associação de Professores de Matemática, destaca-se não apenas pela extensão da base de dados (2600 exercícios de Português e Matemática), mas também por incluir uma área de jogo (com avatares, desafios, duelos, etc.) e ainda uma secção de avaliação com 72 provas com correção humana.

O encarregado de educação tem também acesso à plataforma com uma senha própria, o que lhe permite consultar dados estatísticos automáticos sobre o tempo despendido e resultados obtidos pelo seu educando nas diferentes secções da plataforma.

Todos os conteúdos e pressupostos didáticos já disponíveis estão de acordo com as orientações programáticas em vigor no ensino básico e secundário em Portugal, emanadas do Ministério do Educação, bem como com os exames publicados pelo Instituto de Avaliação Educativa.

A utilização dos materiais didádicos acede-se por subscrição trimestral, no valor de de cinco euros, e anual, por nove euros. No caso de o encarregado de educação pretender que o aluno tenha acesso à provas e exames, o custo da subscrição trimestral orça os 30 euros e a anual os 50.

Cf. Das explicações online à escola virtual. Assim se estuda no século XXI

Sobre o autor

Licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-presidente da Sociedade da Língua Portuguesa e cocoordenador editoral do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.