Jorge Madeira Mendes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Jorge Madeira Mendes
Jorge Madeira Mendes
934
 
Textos publicados pelo autor

Ao contrário do que sustenta de Maria Regina Rocha na sua resposta "Um dos que...", nas frases deste tipo, o verbo que se segue só pode figurar no plural. A mais simples análise sintáctica leva a concluir que uma forma verbal no singular constitui um erro grosseiro.

Com todo o respeito, permito-me discordar frontalmente da resposta dada à questão sob o título "...uma das autarquias que... apresenta/apresentam". Na frase em apreço, ao contrário do afirmado, não são possíveis ambas as hipóteses ("A C. M. do Porto é uma das autarquias que, a nível nacional, apresenta uma das mais baixas taxas de absentismo do país" e "A C. M. do Porto é uma das autarquias que, a nível nacional, apresentam uma d...