Textos publicados pela autora
A sintaxe do verbo reviver
Pergunta: Na frase “os avós revivem nos netos a infância dos filhos.”, o segmento “nos netos” é modificador ou complemento oblíquo?
Obrigada.Resposta: Embora o verbo reviver possa selecionar complementos em certos contextos, neste caso o segmento «nos netos» não é exigido pela estrutura argumental do verbo. Este elemento acrescenta apenas uma informação circunstancial, especificando o lugar ou a entidade em que se manifesta essa experiência, o que é característico dos modificadores.
Para se...
O infinitivo pessoal do português
Uma particularidade do português
O infinitivo pessoal é destacado num vídeo da página @hora_de_espanhol como uma singularidade do português europeu, inexistente em espanhol e noutras línguas românicas. O autor alerta, com humor, para os erros comuns de portugueses que tentam aplicar construções como «para falarmos» ou «antes de irmos» ao falar espanhol. A este propósito, a consultora Inês Gama dedica este pequeno apontamento a esta particularidade do português....
É importante lembrarmo-nos
Pergunta: Oiço muitas vezes o verbo lembrar ser conjugado de duas formas distintas, nomeadamente:
- É importante lembrar-nos de que a história não se deve repetir.
- É importante lembrarmo-nos de que a história não se deve repetir.
Estão ambas válidas? "Lembrarmo-nos" está correto?
Obrigado.Resposta: As duas construções apresentadas estão corretas, mas correspondem a usos diferentes do infinitivo e a duas naturezas distintas dos verbos.
Em «É importante lembrar-nos de que a história...
O adjetivo obnóxio
Pergunta: Aquando da leitura de um livro, encontrei a palavra adular cujo significado será algo como «lisonjear servilmente».
Foi na consulta da palavra servil que me deparei com o sinónimo obnóxio, uma palavra que nunca tinha ouvido/lido (pelo menos que me lembre).
Já conhecia a palavra obnoxious da língua inglesa, a qual pelo que sei, tem um significado distinto, algo como, rude ou ofensivo.
A minha dúvida, para que possa ficar...
