Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Francisco Rodrigues Lobo
Francisco Rodrigues Lobo
808

Francisco Rodrigues Lobo (Leiria, 1580 – Lisboa, 1621), poeta português, formado em Direito na Universidade de Coimbra. Viveu na Dinastia Filipina, daí as suas obras escritas maioritariamente em castelhano. Côrte na Aldeia (1619) é considerada o primeiro sinal literário do Barroco em Portugal. Das suas obras, destacam-se: Primavera (1601), O Pastor Peregrino (1608) e Condestabre (1609).

 
Textos publicados pelo autor

Extracto de Corte na Aldeia (1619), de Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622), obra constituída por dezasseis diálogos didácticos. A exaltação da língua portuguesa sobressai aqui como evidente manifestação de resistência à castelhanização forçada num tempo de ...

Imagem de destaque do artigo

E verdadeiramente que não tenho a nossa língua por grosseira nem por bons os argumentos com que alguns querem provar que é essa; antes é branda para deleitar, grave para engrandecer, eficaz para mover, doce para pronunciar, breve para resolver e acomodada às matérias mais importantes da prática e escritura.

(...)