Textos publicados pela autora
A diferença entre os verbos partir e quebrar
Pergunta: Qual é a diferença semântica existente entre os verbos partir e quebrar? Pode-se dizer indiferentemente que «O João partiu o vidro» e «O João quebrou o vidro»?Resposta: Entre os dois verbos existem, de facto, diferenças semânticas que, como é natural, resultam da própria etimologia.
O verbo quebrar — do latim crēpāre, «produzir som seco, estalar; partir-se; quebrar; fender» (José Pedro Machado, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, vol. V, 4.ª ed., Lisboa, Livros Horizonte,...
Ainda a locução «não obstante» + o significado de ubérrimo
Pergunta: Gostaria de saber a função da conjunção «não obstante», isto é, porque é enquadrada como conjunção adversativa (que penso obstar tem o significado de oposição e ficaria como aditiva: não obstante?!?!)
E que significa ubérrimo (estava lendo úbere é mamilo), sendo esse superlativo absoluto sintético é, portanto, o quê: peituda, grande peito ou o quê?!?
Um obrigadão à atenção, estou ansioso esperando esclarecimentos.Resposta: Segundo os dicionários consultados1, «não obstante» significa «apesar de; contudo;...
O momento narrativo
Pergunta: O que é o momento narrativo?Resposta: Se se fala de momento narrativo, entra-se no domínio do tempo, uma das categorias da narrativa. Mas, para se fazer a análise do tempo de uma narrativa, tem de se ter em conta duas realidades — a do tempo da história (narrada) e a do tempo do discurso (da escrita) — que, apesar de distintos, estão, naturalmente, relacionados.
Tendo em conta a presença destes dois tipos de tempo numa narrativa, o momento narrativo poderá referir-se a um determinado momento da...
Personificação e sentido figurado
Pergunta: Na seguinte frase: «A fome trazia-nos à hora certa das refeições.» Estamos perante uma personificação, ou uma frase em sentido figurado?
Atenciosamente.Resposta: Não há dúvida de que a personificação atravessa essa frase, em que «a fome» é colocada como sujeito da acção que recai sobre «nós», tendo-lhe sido, portanto, atribuídas «qualidades, atitudes e impulsos humanos». Ora, a personificação é uma figura de retórica, o que traduz, naturalmente, o sentido figurado.
Tratando-se de uma frase em que se confere a...
A identificação da personagem no texto
Pergunta: No âmbito da noção de personagem, como a identificar num texto? Tudo o que mexe ou apresenta alguma actividade, tal como um cão que ladra, é uma personagem do texto? Numa referência a um carro que passou e quase atropelou alguém, o condutor também é uma personagem? Por vezes os textos apresentam diversos intervenientes, mas com uma intervenção muito passiva ou distante. São tudo personagens como alguns manuais fazem parecer?
Desde já muito obrigada pela ajuda que me possam dar.Resposta: Segundo o Dicionário de...
