Pergunta:
Ultimamente têm-me surgido dúvidas no uso da forma reflexiva. Por exemplo, devo dizer «Pode dar-me a sua opinião?», ou «Pode-me dar a sua opinião?»?
Existe alguma regra bem definida? Ou poderá ser a primeira redação em português de Portugal e a segunda no português do Brasil?
Resposta:
Pode usar uma ou outra forma, ou seja, ligando o pronome clítico ao verbo principal — dar — (1) ou ao verbo auxiliar (ou semiauxiliar, onde se integram os verbos modais dever e poder1) que, neste caso, ocorre da forma «Pode» (2):
1) Pode dar-me a sua opinião?
2) Pode-me dar a sua opinião?
A colocação dos pronomes nestas sequências verbais formadas pelo verbo auxiliar (ou semiauxiliar) e o verbo auxiliado (que é o verbo principal), denominadas por Cunha e Cintra de locuções verbais, é tratada por estes gramáticos. Sobre esse tema formulam algumas regras, propondo que «nas locuções verbais em que o verbo principal está no infinitivo ou no gerúndio pode dar-se sempre a ênclise ao infinitivo ou ao gerúndio» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 314).
De qualquer modo, o uso tem mostrado que o pronome tanto é usado om o verbo principal como com o verbo auxiliar (ou semiauxiliar), legitimando as duas formas.
Relativamente ao português do Brasil, há «a preferência pela próclise ao verbo principal nas locuções verbais» (idem, p. 317), do que resultaria a segunda frase: «Pode me dar a sua opinião?».
1 «Embora os verbos como poder e dever sejam habitualmente verbos auxiliares, em português esta questão não é linear. De acordo com Gonçalves estes ...