Edleise Mendes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora
Pluricentrismo linguístico e formação docente
O Curso de Português Pluricêntrico (Instituto Internacional da Língua Portuguesa)

«Ensinar e aprender português, seja na perspectiva de língua materna ou para falantes de outras línguas, requer uma preparação do professor para lidar com os desafios impostos pela própria diversidade de uso da língua, nos espaços onde é idioma oficial e, também, fora dele.»

Considerações da linguista brasileira Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) sobre uma experiência de formação docente feita na perspetiva pluricêntrica da língua. Crónica incluída no programa Páginas de Português na Antena 2, em 30 de outubro de 2022.

As palavras e a utopia de um mundo melhor
O confronto de discursos no Brasil

«Por meio das palavras vamos tecendo o mundo visível e invisível, vibramos amor e afeto, construímos histórias e memórias, produzimos conhecimentos, projetamos mundos possíveis, dando vazão às nossas utopias. Mas também as palavras podem ser como lâminas cortantes, que ferem, ofendem e matam.»

Sobre a crispação política que se vive no Brasil, a caminho da segunda volta para a eleição presidencial, a linguista Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) realça o valor da palavra utopia nesta crónica para o programa Páginas de Português na Antena 2, em 9 de outubro de 2022.

Língua e poder
O que os governos podem fazer com os idiomas

«Uma língua pode ser fator de discriminação e de exclusão de outras línguas que com ela convivem, especialmente quando esta é língua majoritária e de prestígio social e político» – assinala Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia), entre outras considerações sobre a relação língua-poder. Crónica escrita e lida para o programa Páginas de Português em 25 de setembro de 2022, na Antena 2.

O português e o espanhol no mundo globalizado
A necessidade de estreitar laços

«O português e o espanhol têm se reposicionado na geopolítica das línguas e crescido na produção cientifica, cultural, literária e tecnológica.  Juntas, as duas línguas chegam a quase 850 milhões de falantes e são língua oficial em 31 países.»

A linguista Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) sublinha o potencial cultural e económico da proximidade entre o português e o espanhol, defendendo políticas de estreitamento dos laços entre os países onde se falam estas línguas. Texto elaborado e lido para o programa Páginas de Português (Antena 2), de 27 de julho de 2022.

O português popular e a vitalidade da língua
Criatividade e mudança

«Na fala da gente comum é onde o português pulsa com maior força e vitalidade, pois que é vivo, livre e cheio da alma da sua gente» – defende a linguista Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia), salientando o interesse da fala popular para o conhecimento da língua.

Um apontamento elaborado e lido para o programa Páginas de Português, em 2 de abril e 28 de agosto de 2022.