Textos publicados pela autora
A função sintáctica da expressão «do engano» em «Estou certo do engano»
Pergunta: Na frase «Estou certo do engano», gostaria de saber a função sintáctica da expressão «do engano».Resposta: «Do engano» é complemento do adjectivo certo, uma vez que as características lexicais deste adjectivo fazem com que, em determinados contextos, o seu sentido seja concluído com recurso a um complemento introduzido pela preposição de....
Publicações sobre a expressão oral
Pergunta: Começo por vos agradecer a ajuda do Ciberdúvidas no esclarecimento das inúmeras dúvidas que me surgem relativamente à língua portuguesa.
Gostaria, porém, desta vez, de vos pedir ajuda na indicação de uma publicação sobre a expressão oral já que tenho tido alguma dificuldade em encontrar um livro que me ajude a mim e, obviamente, aos meus formandos, de uma forma interessante e actual a melhorar essencialmente a expressão oral. Tenho encontrado na Internet muitas publicações em português brasileiro, mas o que...
A vírgula após as palavras enfim e portanto
Pergunta: Gostaria de saber se nos períodos abaixo deve haver vírgula após as palavras enfim e portanto e qual a justificativa para o uso ou não da vírgula nesses contextos.
1) «Faz também parte da descrição a sensibilidade "interna" do universo do observador: alegria, tristeza, amor, ira, enfim estados emocionais.»
2) «Precisamos utilizar uma linguagem denotativa, portanto referencial.»
Grata pela atenção.
Resposta: Eu colocaria vírgula nos dois casos. Para explicar...
Substantivo próprio e determinante
Pergunta: Substantivo próprio tem ou precisa de um determinante?
Resposta: Com os substantivos, ou nomes, próprios o determinante mais usual é o artigo definido. A sua utilização, porém, nem sempre obedece a uma regra única e generalizada. Acresce ainda o facto de, eventualmente, haver, aqui e ali, diferenças entre o uso do artigo em Portugal e no Brasil.Referir-me-ei a alguns aspectos do uso do artigo com os nomes de pessoas e com os nomes geográficos.
Nomes de pessoas:
Usa-se o artigo, veiculando uma ideia de...
Sobre luta e lutar
Pergunta: Com as palavras luta e lutar, sabemos que em luta ocorre derivação regressiva e, por indicar ação, é uma palavra derivada; assim, lutar é primitiva.
No entanto, em «Ele luta», luta é verbo. Em «A luta foi boa», luta é substantivo. Pergunto: ocorre, então, a derivação imprópria?
Pode ocorrer dois processos com a mesma palavra?
Grato.Resposta: A forma a partir da qual se caracteriza a derivação...
