Edite Prada - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Edite Prada
Edite Prada
65K

Edite Prada é consultora do Ciberdúvidas. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português/Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; mestrado interdisciplinar em Estudos Portugueses, defendido na Universidade Aberta de Lisboa. Autora de A Produção do Contraste no Português Europeu.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

«Naquela época, os pais não deixavam suas filhas usarem biquíni, pois era algo considerado vulgar.»

No período acima, a segunda oração pode ser subordinada adverbial causal?

Resposta:

Eu classificaria a oração em causa como coordenada explicativa. Na verdade, a palavra pois costuma ser considerada conjunção coordenativa explicativa, embora nem todos os estudiosos estejam de acordo acerca desta classificação.

O que a faz pensar na adverbial causal talvez seja o facto de facilmente substituir pois por porque, mantendo um sentido relativamente próximo:

1 – «Naquela época, os pais não deixavam suas filhas usarem biquíni, pois era algo considerado vulgar.»
2 – «Naquela época, os pais não deixavam suas filhas usarem biquíni, porque era algo considerado vulgar.»

No entanto, se tentarmos alterar a ordem das orações, veremos que só a frase em que existe uma adverbial se considera bem formada:

3 «Naquela época, porque era algo considerado vulgar, os pais não deixavam suas filhas usarem biquíni.»
4 «*Naquela época, pois era algo considerado vulgar, os pais não deixavam suas filhas usarem biquíni.»

Este é um dos testes que resultam em grande parte dos casos, pois a maioria das subordinadas adverbiais pode vir no início da frase, ao contrário do que acontece com as coordenadas.

Pergunta:

Dou formação de Língua Portuguesa a grupos de adultos (cursos no âmbito do Programa Novas Oportunidades) com imensas dificuldades especialmente nos domínios da sintaxe e da ortografia. Tenho alguma dificuldade em encontrar no mercado livros de exercícios adequados a este tipo de público. Será que me podem sugerir algum?

Resposta:

Em circunstâncias próximas das que descreve, costumo recorrer a livros, ou manuais de apoio, de português para estrangeiros. Para além disso, há algum material que, sem ser pensado especificamente para o ensino de adultos, pode ser usado com êxito. Estou a pensar, por exemplo, nos prontuários, que têm sínteses interessantes da estrutura da nossa língua, ou em manuais de ortografia como o Manual Prático de Ortografia, de José M. de Castro Pinto, Plátano Editora, ou Escrever Direito: Ortografia, de Aldónio Gomes e Fernanda Cavacas, Clássica Editora, ou ainda Ortografia para Todos, de Álvaro Gomes, Porto Editora.

Para a sintaxe, com o público a que se refere, talvez seja interessante explorar, por exemplo, situações problemáticas do português e partir daí para veicular ensinamentos. Poderá recorrer a obras como Em Português Claro, de Dália Dias, Júlia Cordas e Margarida Mouta, Porto Editora; S.O.S. Língua Portuguesa, de Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite, Verbo; Áreas Críticas da Língua Portuguesa, de João Andrade Peres e Telmo Móia, Editorial Caminho; Gente Famosa também Dá Pontapés na Gramática, de Lauro Portugal, Roma Editora.

Por vezes, aqueles exemplos que nos chegam por e-mail, com um título mais ou menos genérico de Portugal, ou o português, no seu melhor, podem ser explorados com vantagem.

Estará muito em breve nas bancas o livro Cuidado com a Língua!, de Maria Regina Rocha e José Mário Costa, Oficina do Livro, que tem em anexo um CD com os programas com o mesmo título, passados na RTP 1. Neste livro encontrará também aspectos que poderá explorar com sucesso.

Bom trabalho!

Pergunta:

Tenho de fazer um trabalho para a escola.

Estamos estudando sintaxe como elemento mutável nos processos de variação de mudança linguística.

O que o professor pede:

Uma comparação da gramática normativa e da gramática descritiva, em relação às orações coordenadas e subordinadas.

Estou usando como referência gramatical normativa o linguista Celso Cunha.

Gostaria de saber qual ou quais os melhores linguistas que podem me apresentar estas variações.

Obrigada.

Resposta:

Poderá, por exemplo, utilizar a Gramática de Usos do Português, de Maria Helena Moura Neves, Editora UNESP, São Paulo, cuja orientação é descritiva. Do ponto de vista normativo, talvez lhe seja útil consultar a Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, Editora Lucerna, Rio de Janeiro.

Bom trabalho!

Pergunta:

Na frase «Estou certo do engano», gostaria de saber a função sintáctica da expressão «do engano».

Resposta:

«Do engano» é complemento do adjectivo certo, uma vez que as características lexicais deste adjectivo fazem com que, em determinados contextos, o seu sentido seja concluído com recurso a um complemento introduzido pela preposição de.

Pergunta:

Começo por vos agradecer a ajuda do Ciberdúvidas no esclarecimento das inúmeras dúvidas que me surgem relativamente à língua portuguesa.

Gostaria, porém, desta vez, de vos pedir ajuda na indicação de uma publicação sobre a expressão oral já que tenho tido alguma dificuldade em encontrar um livro que me ajude a mim e, obviamente, aos meus formandos, de uma forma interessante e actual a melhorar essencialmente a expressão oral. Tenho encontrado na Internet muitas publicações em português brasileiro, mas o que pretendo é em português de Portugal.

Muito obrigada.

Cristina Moreira

Resposta:

Talvez lhe interessem, entre outras, as obras que seguem. Algumas, editadas por departamentos do Ministério da Educação, embora não sejam recentes, contêm propostas que, a meu ver, continuam a ser interessantes.

A comunicação oral na aula de português: programa de intervenção pedagógico-didáctica. Hilário Fernandes C. Sousa. Porto, ASA, 2003.
 
Comunicação Oral: Material de apoio. Carlos Assunção, José Esteves Rei.  Lisboa, Ministério da Educação, Departamento do Ensino Secundário, 1998.

Métodos e técnicas de expressão oral: ensinos básico e secundário. Porto: ASA, 2003.  

Técnicas de expressão oral. John Campbell. Lisboa: Presença, 1993 (há reimpressões). 

Materiais de apoio aos novos programas: língua portuguesa: Ficheiros de jogos, técnicas e exercícios. Maria da Graça Magalhães... [et al.].  Lisboa: DGEBS, 1993.

Língua portuguesa: comunicação oral: leitura recreativa: escrita expressiva e lúdica : destinatário: professor: 2.º e 3.º ciclos. Ana Cristina Silva... [et al.].  Lisboa, Direcção-Geral dos Ensinos Básico e Secundário, 1993.

Na base de dados do Sistema Integrado de Bibliotecas do Ministério da Educação (SIBME) poderá encontrar informação acerca de outras obras de interesse sobre este tema.

Bom trabalho!