Na base de dados que acompanhou a primeira versão de nova terminologia, surgem os dois termos, sendo considerados equivalentes.
Na base de dados que resulta da revisão a que se procedeu e que está disponível em http://tlebs.dgidc.min-edu.pt, apenas se refere, como conceito-base, tipologia textual, embora no texto explicativo se fale, aqui e ali, de textos prototípicos, que são, afinal, aqueles que apresentam o maior número de características consideradas essenciais para um dado tipo de texto. O que corrobora a afirmação que se fazia na base de dados anterior.
Quanto à data da generalização da nova terminologia, não tenho conhecimento de outras directivas para além do que é referido na Portaria n.º 476/2007, de 18 de Abril, onde se diz:
«5.º A DGIDC procede, até Janeiro de 2009, à revisão dos programas das disciplinas de Língua Portuguesa dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade.
6.º Os programas revistos e homologados entram em vigor no ano lectivo de 2010-2011.»
Na página da DGIDC pode ainda consultar-se um documento intitulado Orientações didácticas para o trabalho de Funcionamento da Língua em sala de aula, no qual se especifica quais os termos que devem ser introduzidos em cada um dos níveis de ensino.