Em circunstâncias próximas das que descreve, costumo recorrer a livros, ou manuais de apoio, de português para estrangeiros. Para além disso, há algum material que, sem ser pensado especificamente para o ensino de adultos, pode ser usado com êxito. Estou a pensar, por exemplo, nos prontuários, que têm sínteses interessantes da estrutura da nossa língua, ou em manuais de ortografia como o Manual Prático de Ortografia, de José M. de Castro Pinto, Plátano Editora, ou Escrever Direito: Ortografia, de Aldónio Gomes e Fernanda Cavacas, Clássica Editora, ou ainda Ortografia para Todos, de Álvaro Gomes, Porto Editora.
Para a sintaxe, com o público a que se refere, talvez seja interessante explorar, por exemplo, situações problemáticas do português e partir daí para veicular ensinamentos. Poderá recorrer a obras como Em Português Claro, de Dália Dias, Júlia Cordas e Margarida Mouta, Porto Editora; S.O.S. Língua Portuguesa, de Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite, Verbo; Áreas Críticas da Língua Portuguesa, de João Andrade Peres e Telmo Móia, Editorial Caminho; Gente Famosa também Dá Pontapés na Gramática, de Lauro Portugal, Roma Editora.
Por vezes, aqueles exemplos que nos chegam por e-mail, com um título mais ou menos genérico de Portugal, ou o português, no seu melhor, podem ser explorados com vantagem.
Estará muito em breve nas bancas o livro Cuidado com a Língua!, de Maria Regina Rocha e José Mário Costa, Oficina do Livro, que tem em anexo um CD com os programas com o mesmo título, passados na RTP 1. Neste livro encontrará também aspectos que poderá explorar com sucesso.
Bom trabalho!