D. Francisco Manuel de Melo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
D. Francisco Manuel de Melo
D. Francisco Manuel de Melo
390

Escritor, político e militar (1608 - 1666), considerado uma das personalidades portuguesas mais proeminentes do século XVII. Como historiador, pedagogo, moralista, autor teatral, epistológrafo e poeta, foi representante máximo da literatura barroca peninsular, tendo-se dedicado à poesia, ao teatro, à história e à epistolografia. Entre as duas dezenas de obras em vida, postumamente, realce-se o texto moralista da Carta de Guia de Casados, Feira dos Anexins (obra que reúne ditos e trocadilhos seiscentistas), e a peça de teatro O Fidalgo Aprendiz (que é uma "Farsa", como foi descrita pelo seu autor desde o início e não um "Auto" como tem vindo a ser designada por publicações recentes). Mais informação aqui.

 
Textos publicados pelo autor
Feira dos Anexins
Por D. Francisco Manuel de Melo

D. Francisco Manuel de Melo (1608-1668), um dos autores mais notáveis do século XVII literário português, deixou por publicar a Feira dos Anexins, que encontrou edição em 1875 por iniciativa de Inocêncio Francisco de Silva (1810-1876), o conhecido autor do Dicionário Bibliográfico Português. Uma segunda edição, de 1916, «não é mais, salvo raríssimas e pouco significativas variantes, do que uma reimpressão da primeira edição» (p. 21). Em 2021, numa nova edição a cargo de Maria Sofia Silva Santos, que fixou o texto e escreveu a nota introdutória e as notas de rodapé, a editora Guerra & Paz recupera esta obra que reúne ditos e trocadilhos seicentistas, muitos deles atestações precoces de usos que continuam cheios de vitalidade na língua hodierna.

Escrito sob pseudónimo humorístico – Doutor Esquadrinha Tudo –, o livro desenvolve-se como uma coleção de textos formados pela sucessão de anexins, termo aqui utilizado na aceção de «dito sentencioso, provérbio ou máxima». Trata-se de um conjunto de nove grandes diálogos agrupados em duas partes e repartidos por subsecções subordinadas a temas («metáforas»). O todo fecha com uma terceira parte que abrange sete relatos («fábulas»).

Os diálogos da  primeira parte incluem ditos e trocadilhos constituídos por metáforas fundadas em diferentes campos lexicais ligados à vida humana – do corpo à espiritualidade e das ações e gestos aos objetos de us...