Christiana Martins - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Christiana Martins
Christiana Martins
2K

Jornalista brasileira, integra a Redação do semanário português "Expresso".

 
Textos publicados pela autora
Parlamento [português] prevê (des)Acordo Ortográfico
Grupo de trabalho recomenda alterações, com a oposição do Partido Socialista

Em Portugal, regressa a polémica do  Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990. Um grupo de trabalho criado pelo parlamento português – Assembleia da República – vai entregar um relatório em que defende a alteração da norma em vigor; e uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos exige a revogação da Resolução da Assembleia da República que aprova o segundo protocolo modificativo do AO.

Sobre este assunto, transcreve-se a peça assinada pelas jornalistas Alexandra Carita e Christiana Martins, que o semanário português Expresso publicou no dia 4 de maio de 2019.  Algumas informações menos rigorosas justificam as devidas correções, em N.E. final, da responsabilidade da equipa editorial do Ciberdúvidas.

«Será em África que teremos mais falantes de português»

«A língua portuguesa é a quarta mais falada no mundo, e se «a língua é poder» não lhe basta ser, é preciso ser reconhecida como tal» – diz a presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Ana Paula Laborinho, em entrevista ao semanário Expresso, de 1/10/2016.

Tensão entre Governo e Marcelo

Texto transcrito do semanário Expresso do dia 6 de maio de 2016 sobre divergências entre Governo e Presidente da República à volta do Acordo Ortográfico. Relevo para as declarações de Carlos Reis, professor na Universidade de Coimbra: «Há todo um trajeto feito e em boa parte consolidado, mesmo que os opositores do AO não o queiram reconhecer. Nas escolas, na comunicação social, na atividade editorial, na administração pública o AO já é largamente usado, sem sobressaltos que se conheçam e com a ajuda de abundantes ferramentas disponíveis [...].»

[Ver também: Acordo Ortográfico sob polémica presidencial]