Pergunta:
Quando se faz uma enumeração de substantivos sem a terminar com um e, deve-se colocar também uma vírgula antes do verbo?
Por exemplo: «A luminosidade, a frescura tépida, as cores súbitas, a suavidade(,?) pareciam indicar a chegada definitiva da Primavera.»
Obrigada!
Resposta:
A vírgula marca uma pausa de pequena duração e emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações num mesmo período. No interior de uma oração, a vírgula permite separar elementos que desempenham a mesma função sintáctica (no exemplo indicado pela consulente, esses elementos constituem um sujeito composto), quando não ocorrem as conjunções e, ou ou nem. No entanto, numa enumeração que constitua um sujeito composto, não é de recomendar o uso de vírgula entre o último membro dessa enumeração e o predicado, seguindo-se assim o preceito de nunca separar o sujeito do predicado pelo referido sinal de pausa. Diz Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, Rio de Janeiro, Editora Lucerna, pág. 609):
«[Emprega-se a vírgula] para separar termos coordenados, ainda quando ligados por conjunção (no caso de haver pausa):
[...]
— Ah! brejeiro!Contanto que te não te deixes ficar aí inútil, obscuro, e triste" [Memórias Póstumas de Brás Cubas, 93]
Observação: Na série de sujeitos seguidos imediatamente de verbo, o último sujeito da série não é separado do verbo por vírgula:
Carlos Gomes, Vítor Meireles, Pedro Américo, José de Alencar tinham-nas começado [Carlos de Laet, Obras Completas].»
Deverá, pois, escrever-se:
«A luminosidade, a frescura tépida, as cores súbitas, a suavidade pareciam indicar a chegada definitiva da Primavera.»