Pergunta:
Me deparei com uma frase que emprega os dois-pontos, e o sentido ficou obscuro pra mim, a frase é um verso da bíblia na versão Almeida revista e corrigida de 94, e a frase em questão é a seguinte:
«Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?»
Minha dúvida é se o ponto de interrogação no fim da frase se refere a toda ela ou apenas ao período que vem depois dos dois-pontos. Disso, creio, depende a interpretação correta do sentido do texto. Se válido para toda a frase, implica em que o Espiríto em questão tem ciúme, e se válida a interrogação apenas para o que vem após os dois-pontos, esse período seria uma pergunta retórica sem necessidade de resposta.
Qual seria a forma correta de se interpretar essa frase?
Resposta:
Trata-se de um caso em que não há uma solução satisfatória, porque, por um lado, há a necessidade de marcar a entoação da frase introdutória, que é interrogativa, e, por outro, a frase citada é de tipo declarativo. O que se faz é pôr o ponto de interrogação no final de toda a sequência, fazendo inserir aspas entre o princípio e o fim da citação. Deste modo, a frase deverá ter o seguinte aspecto:
Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: «O Espírito que em nós habita tem ciúmes»?
Note-se que o ponto de interrogação está fora das aspas e indica assim que abrange toda a sequência gráfica que corresponde à frase. Acresce que outras soluções serão possíveis, sobretudo em edições mais antigas do texto bíblico.