Pergunta:
Acompanho com muito interesse este sítio, o qual me tem esclarecido sobre muitas dúvidas da nossa língua. Por ser rica, por vezes nos confunde, ou nos confundimos com ela. Agora, agradecendo a vossa colaboração, tentem elucidar-me sobre a diferença entre locução e expressão corrente, popular ou frase feita, ou se as três têm o mesmo significado, o que, provavelmente, não será, embora estejam quase no seu limiar.
Aproveito, também, para pedir o significado das expressôes «beber a água dos ribeiros» e «comer pedras», do nosso Miguel Torga, ínsitas num seu conhecido conto de Natal.
Parabéns pela vossa existência, pelos esclarecimentos importantes, que a dúvida nos assalta dia a dia, e que continuem a ter paciência para nos aturar.
Resposta:
Os termos em questão nem sempre se distinguem claramente, podendo muitas vezes substituir-se mutuamente. Tentarei aqui contrastá-los como termos da descrição lexical, ciente de que os conceitos a eles associados se sobrepõem e confundem.
1. Expressão vs. locução
No dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, expressão tem, entre outros significados, o de «palavra ou grupo de palavras», sendo sinónimo dos termos locução, termo, vocábulo. Como locução refere sempre grupos de palavras, e termo e vocábulo costumam ser aplicados a palavras isoladas (simples ou compostas), dir-se-á antes que expressão é termo genérico que os abarca aos três; é, portanto, o seu hiperónimo.
Locução, como se vê, é usado como hipónimo de expressão; tem, portanto, um sentido mais específico: «grupo de palavras que funcionam, semântica e sintacticamente[,] como um todo, qu equivalem a um só vocábulo» (idem).
Note-se, contudo que locução corrente e locução popular ocorrem muitas vezes como o mesmo que expressão corrente e expressão popular, respectivamente. Estas locuções ou expressões são também equivalentes às expressões idiomáticas.
2. Locução corrente vs. locução popular
A diferença entre locução corrente e locução popular está no contraste entre registos linguísticos. Uma expressão corrente é usada num registo neutro, sem grandes desvios em relação à norma-padrão; p. ex.: