Textos publicados pelo autor
A posição actual da língua portuguesa no mundo
Pergunta: Gostaria de saber que lugar ocupa a língua portuguesa nas línguas mais faladas no mundo. E quais são as línguas mais faladas no mundo. Encontro informação contraditória e aqui, no ciberdúvidas, a informação já é antiga.
Gostaria de transmitir uma informação correcta aos alunos.
Muito obrigada pela atenção!Resposta: Existem várias listas de línguas mais faladas no mundo, umas mais credíveis do que outras, mas, que eu saiba, não se dispõe de uma tabela reconhecida internacionalmente. Seja como for, sugiro a...
As frases de tipo imperativo e o ponto de exclamação
Pergunta: Nas frases de tipo imperativo, pode-se utilizar o ponto final ou o ponto de exclamação. Gostaria de saber quando é que se deve utilizar o ponto final e o ponto de exclamação nas frases de tipo imperativo. Quando se dá uma ordem, deve-se utilizar o ponto de exclamação? Obrigada.Resposta: Não é obrigatório o ponto de exclamação a fechar uma frase imperativa, porque um ponto final pode também ocorrer:1) «Cala-te!»2) «Retire uma senha e aguarde a sua vez.»Em 1), o ponto de exclamação indica ordem, ou seja, imposição da vontade...
Sobre os substantivos Lisboa, instrutores, alunos e Outubro
Pergunta: Como classificar os seguintes nomes, indicando se são uniformes ou biformes quanto ao género e ao número: Lisboa; instrutores; alunos; Outubro?Resposta: Creio que há alguma confusão na origem da pergunta. Na terminologia tradicional, pelo menos, na versão fixada pela Nomenclatura Gramatical Portuguesa de 1967, mencionam-se os substantivos uniformes quanto ao género, exemplificados pelas palavras artista e mártir, e quanto ao número, como ourives e...
O artigo antes do nome da pessoa jurídica
Pergunta: Por gentileza, gostaria de saber se no caso de uma procuração de pessoa jurídica devemos colocar o artigo definido, ou seja... «Por este instrumento particular, a JÚLIO GOLÇAVES ADVOGADOS ASSOCIADOS...»
A minha pergunta é a seguinte: É necessário colocar o artigo a antes do nome da pessoa jurídica, ou não? Por favor, qual é a forma correta?
Desde já, agradeço a atenção.Resposta: Não é estritamente necessário, mas a prática notarial indica que, normalmente, ocorre o artigo.
Geralmente, as firmas são referidas...
A origem da expressão «ir ao Baeta»
Pergunta: De onde vem a expressão, que até agora só ouvi em Lisboa, «ir ao baeta», enquanto sinónimo de «ir ao barbeiro»?
Obrigado.Resposta: A pergunta é sobre baeta, cujo uso como sinónimo de barbeiro tem origem desconhecida. O mais que os dicionários consultados indicam é que «ir ao baeta» é uma locução popular do português europeu, pelo menos, na modalidade falada em Lisboa.
Sobre a origem desta expressão, não tenho quaisquer elementos que a esclareçam. Mesmo assim, deixo duas...
