Textos publicados pelo autor
Verbo declarativo (dizer) e verbo de persuasão (convencer) numa frase
Pergunta: Como analisar sintacticamente a frase «Disse aos Castelhanos que convenceria o filho a render-se»?Resposta: A frase proposta tem três orações cujas relações são definidas por um verbo declarativo, dizer, na oração subordinante, e por um verbo de persuasão, convencer. Ambos os verbos seleccionam orações completivas; no primeiro caso, uma oração completiva finita («que convenceria o filho a render-se»), e, no segundo, uma oração de infinitivo («a render-se»).
A análise sintáctica da frase é como segue:
1....
O termo «aula magna» (a propósito de masterclass)
Pergunta: Li o tópico A designação em português de masterclass e gostaria de reperguntar. Aqui no Brasil, especialmente na área do direito, não é raro haver «aulas magnas», assim consideradas as exposições prometidamente de alto nível, via de regra ministradas por juristas de renome. Não seria, portanto, «aula magna» uma tradução bastante adequada para masterclass?
Obrigado.Resposta: Poderá ser um dos termos equivalentes, desde que «aula magna» envolva também a noção de um público que é muitas vezes seleccionado ou...
A etimologia de primeiro e evolução fonética
Pergunta: Reconhecendo a maior utilidade deste espaço de esclarecimento dedicado à língua portuguesa, gostaria de manifestar, desde já, o meu agradecimento pela atenção que possa merecer a questão que passo a colocar.
Vi, recentemente, serem aplicados os fenómenos fonéticos seguintes:
primarium < primariu — apócope do fonema "m";
primariu < primairu — metátese do grupo "ri" para "ir";
primairu < primeiro — assimilação do "a" para "e".
Quanto à queda e à transposição de fonemas, encontram-se as mesmas de...
O significado de piscolabis
Pergunta: Agradecia o favor de me informar qual o significado da seguinte palavra, lida em Aquilino Ribeiro — Quando os Lobos Uivam, 3.ª edição, Livraria Bertrand, 1974: "Piscolabis" — página 95.Resposta: É palavra espanhola, usada nas seguintes acepções:
a) em jogos de cartas, acção de deitar um trunfo superior ao que está na mesa, com o qual se ganha;
b) coloquialmente, refeição ligeira que se faz, não tanto por necessidade como ocasionalmente ou por prazer.
c) no México, dinheiro.1
1 Tradução livre do artigo...
O significado de «causar celeuma»
Pergunta: Qual a origem e o significado da expressão idiomática «causar celeuma»?Resposta: A origem da palavra celeuma é explicada pelo Dicionário Houaiss:
«lat[im] celeuma ou celeusma,ae ou ātis, "alarido, canto cadenciado dos remeiros, dos vindimadores", do gr[ego] kéleusma ou kéleuma, atos, "ordem, comando, grito; canto cadenciado do chefe dos remeiros para regular o movimento dos remos; exortação".»
Conclui-se, portanto, que...
