Pergunta:
Caiu-me nas mãos uma revisão de tradução para fazer em que aparecia a palavra "rádiocontrolada" («estação meteorológica "rádiocontrolada"»). É claro que essa grafia "rádiocontrolada" não é possível, pois aí teríamos uma palavra acentuada na sexta sílaba da direita para a esquerda. As outras duas opções que me restaram foram "rádio-controlada" e "radiocontrolada" e acabei optando pela última, já que todos os compostos com o elemento rádio- que encontrei no dicionário se escrevem numa palavra só. Fiz bem?
Outra pergunta que lhes faço relacionada a este assunto: é possível que não tenha encontrado "radio-controlado" ou "radiocontrolado" porque não respeita exatamente a morfologia e a sintaxe da língua portuguesa por se tratar de palavra em que o primeiro elemento serve como advérbio de instrumento ou por que não dizer agente da passiva, construção que é típica de línguas como o alemão e o inglês. Na revisão também considerei «controlado a rádio», que entretanto não é tão comum quanto "rádio-controlado"/"radiocontrolado", pelo menos se se leva em consideração o que aparece na internet. O que acham de tudo isso?
Muito obrigado pelo espaço.
Resposta:
1. Fez bem, porque radio- se tem usado sem hífen, mesmo antes de elemento começado por o (ver Dicionário Houaiss: radioopaco e radiopaco).1
2. No padrão em questão, ao primeiro elemento também pode ser atribuído um valor instrumental: por exemplo, hidroterapia é um «tratamento que faz uso da água», o mesmo é dizer «tratamento pela água»; do mesmo modo, radiocomunicação é «comunicação de sinais, sons ou imagens efetuada por meio de ondas eletromagnéticas». No caso de radiocontrolado, o particípio passado torna mais saliente a leitura que remete para uma construção passiva; no entanto, esta forma pressupõe radiocontrolar, ou seja, «controlar por meio de rádio», dando passo ao valor instrumental de radio-.
1 Com o Acordo Orotgráfico de 1945, fica-se na dúvida, porque no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras se regista, por um lado, rádio-opaco e rádio-opacidade, com hífen, e, por outro, radiopaco e radiopacidade, sem ele, perdendo a vogal de ligação -o-. Cf. resposta Radiouvinte