Pergunta:
Fui um dos primeiros a utilizar as diversas funcionalidades da Internet em Portugal, quando ainda muito pouca gente sequer sabia o que isso significava, e desde o início os meus professores da área de informática, já lá vão mais de 20 anos, afirmavam que o browser Mosaic (navegador) permitia a utilização dos motores de pesquisa tais como o Excite, e daí em diante tenho sempre utilizado o termo «motor de pesquisa» e sempre que alguém utiliza o termo «motor de busca» tento alertar para o facto de no português de Portugal esse termo ser incorrecto; no Brasil e em Espanha, eles, sim, utilizam esse termo, nós aqui, na Europa, não. Inclusivamente tenho falado com várias pessoas da comunicação social e também aos mais jovens e às pessoas de outras áreas e tento chamar a atenção para que ninguém faz buscas na Net, faz, sim, pesquisas.
Qualquer utilizador, quando procura algo na Net, o que faz é uma pesquisa, mesmo que saiba onde e o que procura.
Aliás, o Google utiliza o termo «motor de pesquisa», mas o Sapo utiliza incorrectamente o termo «motor de busca», será influência do Brasil ou de Espanha?
A minha questão é a seguinte: falando em termos de informática, o termo mais correcto a utilizar é «motor de pesquisa»?
Resposta:
Eu não seria assim tão perentório acerca da incorreção do uso de «motor de busca», até porque, se se usa entre falantes brasileiros,1 é porque a expressão pertence à língua portuguesa. De qualquer modo, é verdade que, na história recente do português europeu, se usou mais «motor de pesquisa» do que «motor de busca». Pelo menos, é o que sugere a consulta do Corpus do Português (Mark Davies e Michael Ferreira), onde «motor de pesquisa» ocorre mais vezes (7) do que «motor de busca (2) — apesar de as ocorrências terem todas origem na mesma fonte, o semanário português Expresso.
Além disso, deve reconhecer-se que a opção por «motor de pesquisa» se revela mais coerente com o uso do verbo pesquisar no contexto da navegação na Internet, o qual significa muitas vezes o mesmo que «usar o motor de pesquisa». Resta-me acrescentar que é mais provável que a expressão «motor de busca» tenha sido introduzida na variedade portuguesa por contacto com o português brasileiro.
1 Segundo o consultor Luciano Eduardo de Oliveira (agradeço-lhe a informação), a pesquisa de páginas brasileiras por meio do Google indica que «motor de busca» tem mais ocorrências (4 100 000 resultados) do que «motor de pesquisa» (1 350 000), muito embora no "site" da