Pergunta:
Atente-se na frase seguinte: «Ele trabalhava calado.»
Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, «calado» desempenha a função sintática de predicativo do sujeito, apesar de ser precedido por um verbo não copulativo.
E agora, que função desempenha segundo a nova terminologia linguística?
Resposta:
Trata-se de um predicativo do sujeito, numa estrutura que não é mencionada pelo Dicionário Terminológico (DT).
O DT define o predicativo do sujeito como «constituinte que ocorre em frases com verbos copulativos», não abrangendo assim estruturas predicativas associadas a verbos transitivos e intransitivos. No entanto, a Nova Gramática Didática de Português, de Cristina Serôdio, Dulce Pereira, Esperança Cardeira e Isabel Falé (Lisboa, Santillana/Constância, 2011, pág. 168), contempla, em nota à margem, outras construções com predicativo do sujeito, observando o seguinte:
«Certos verbos intransitivos ocorrem em construções com um predicativo do sujeito. Neste caso, os predicativos não são obrigatórios, mas opcionais: A Rita chegou esfomeada.»
Saliente-se a utilidade desta nota para classificar como predicativo do sujeito a ocorrência de «calado» na frase em causa. Com efeito, sendo trabalhar um verbo intransitivo, é fácil detetar o paralelo estrutural «ele trabalhava calado» e «a Rita chegou esfomeada», uma vez que nas duas frases os adjetivos são parafraseáveis por uma oração reduzida de gerúndio com o verbo copulativo estar: «estando calado/esfomeada».
Acresce que, noutras respostas, se tem feito referência a este tipo de predicativo, que Evanildo Bechara, na sua Moderna Gramática Portuguesa (37.ª edição, págs. 428-431), chama «anexo predicativo». No entanto, um estudo de Vera...