Pergunta:
É comum ver consultor no lugar de corretor, por ser considerado mais «chique»! Mas neste caso pode escrever: «consultor em imóveis», ou «consultor para imóveis», ou «consultor de imóveis»? E por que não «conselheiro em imóveis»? Pode ser?
Agradeço, desde já, as respostas.
Resposta:
Partindo do princípio de que as expressões mais corretas são «corretor de imóveis» e «consultor de imóveis», refira-se que corretor,1 no contexto da compra e venda de imóveis no Brasil, designa «agente comercial (de publicidade, de imóveis etc.)» (Dicionário Houaiss).2 O iDicionário Aulete confirma esta definição: «Aquele que trabalha como intermediário na compra e venda de imóveis, ações, seguros.» Sobre consultor usado no mesmo contexto, não encontro referência específica nos dicionários consultados, para além das aceções que aí se atribuem à palavra. Aliás, a consulta do corpus NILC/São Carlos (Linguateca), constituído por «textos brasileiros do registo jornalístico, didáctico, epistolar e redacções de alunos» (idem), mostra que a expressão «corretor de imóveis» ocorre 18 vezes, enquanto não se deteta nenhuma de ocorrência de «consultor de imóveis», o que sugere que a expressão consagrada é efetivamente «corretor de imóveis».
Mesmo assim, porque o mundo muda e a língua também, assinalo que há quem diferencie entre «corretor de imóveis» e «consultor de imóveis». É que se faz num blogue brasileiro:
«O mercado costuma denominar "corretor" o profissional devidamente inscrito no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis — CRECI. Refere-se, de outro lado, a "consultor" para denominar o profissional não escrito (pseudocorretor/irregular).»
Contudo, na mesma fonte, propõe-se outro entendimento da expressão «consultor de imóveis», concebendo-a como d...