Pergunta:
Preciso de escrever «a mãe pegou na lista das compras e seguiu em frente, compenetrada da/na sua tarefa, enquanto o filho procurava leite de origem nacional». Eu achava que devia escrever da, mas agora surgiu-me a dúvida. Fiz várias pesquisas, mas não encontrei resposta.
Muito obrigada não só pela atenção que possam dispensar a este meu pedido, mas também por toda a ajuda que têm dado a quem precisa.
Resposta:
Diz-se «compenetrado de...».
O adjetivo (participial) compenetrado tem origem no particípio passado do verbo compenetrar, que, no sentido de «convencer-se intimamente», constrói regência com a preposição de («compenetrar-se de uma nova responsabilidade», Dicionário Houaiss). Deste modo, compenetrado usa-se geralmente com um complemento introduzido também por de: «Enquanto ele arrumava papéis, meticuloso e compenetrado da sua mordomice [...]» (Urbano Tavares Rodrigues, Os Insubmissos, 1976, in Corpus do Português).
Observe-se, contudo, que, por vezes, o adjetivo é usado como sinónimo de concentrado, o que leva a usar a preposição em, em lugar de de: «Disse estar apenas "compenetrado" na conquista dos primeiros três pontos e de um lugar no pelotão da frente da classificação [...]» (jornal Público, in Corpus de Referência do Português Contemporâneo). Não sendo este o melhor uso, também não se pode afirmar que se trate de um erro.
Teremos muito gosto em voltar a esclarecer as suas dúvidas.