Textos publicados pelo autor
Trecho e troço
Pergunta: Qual a diferença entre troço e trecho (por ex., «trecho de rio» ou «troço de rio»)?Resposta: No português corrente, e em relação à realidade em questão, pode dizer-se/escrever-se «trecho do rio» ou «troço do rio», como se atesta a seguir (manteve-se a ortografia original):
1 – «Duas grandes janelas por onde se perspectiva a Baixa e um largo trecho do rio» (Manuel Teixeira-Gomes, Gente Singular 1909, in Corpus do Português de Mike Davies e Michael...
O neologismo técnico utência
Pergunta: Gostaria que me esclarecessem se é correta a utilização do termo utência, no sentido de «contabilização» do número de utentes, por exemplo. Não encontro o significado da palavra em lado nenhum, mas a palavra surge em vários textos.
Muito obrigada.Resposta: Não encontro a palavra registada em dicionários gerais. Mas, como termo especializado, é correto no âmbito a que se refere, ou seja, só se aceita a respeito da contagem dos utentes de um certo equipamento:
«A utência ou utilização instantânea...
Eco-hidrologia
Pergunta: Podem dizer-me se a palavra "eco-hidrologia" deve ser escrita com ou sem hífen?
Obrigada.Resposta: Ao abrigo do novo acordo ortográfico, a grafia correta da palavra em questão é efetivamente eco-hidrologia. Os radicais de origem grega e latina seguem o critério aplicado aos prefixos antes de um segundo elemento começado por h, ou seja, coloca-se um hífen e mantém-se o h do segundo constutuinte: por exemplo, anti-histamínico (cf....
O uso de preposições com algures e alhures
Pergunta: [Pode usar-se] algures, com a preposição para?
Se usasse alhures, em vez de algures, [a frase não teria] preposição: «... levar alguém alhures.» Isto porque alhures já em si significa «para outro lugar», do latim aliorsum.
Concordais?Resposta: É correto dizer-se «levar alguém para algures».
Sobre algures, parece-me relevante transcrever...
"Vê-se-te"= uma incompatibilidade entre pronomes
Pergunta: É possível ou correto conjugar o verbo ver como consta nas orações:
«vê-se-te saudável» ou «vê-se-te fraco!»
Desde já, agradeço.
Resposta: Os usos que nos apresenta não ocorrem na língua portuguesa, porque o se é incompatível com o te que marca o objeto direto, como acontece nos exemplos em questão. Isto explica que também não se possa aceitar a seguinte sequência (o * indica frase incorreta):
1 – *Vê-se-o fraco/saudável.
Em lugar da...
