Textos publicados pelo autor
A locução prepositiva «rumo a»
Pergunta: Na frase «Toda crença inquestionável é o primeiro passo rumo à servidão intelectual», qual a classe gramatical da palavra rumo?
Estaria exercendo ela papel adjetival?
Obrigado pela atenção desde já.Resposta: Importa ter em conta que, no contexto em questão, rumo faz parte da expressão «rumo a», que constitui uma locução prepositiva, com registo, por exemplo, no Dicionário Houaiss (s.v. rumo):
(1)...
O nome bebeteca
Pergunta: Como devo escrever: "bebéteca" ou "bebeteca"?Resposta: A palavra em questão escreve-se sem acento: bebeteca
Ao juntar a palavra bebé ao elemento de composição -teca, perde-se o acento gráfico do primeiro constituinte, tal como acontece, por exemplo, com bebezinho e pezinho, formados por bebé e pé, respetivamente, palavras a que se associa o sufixo de...
A origem do nome esgrafito
Pergunta: Encontrei numa tese e em publicações na Internet a referência que o termo esgrafito provém do latim exgraffiare e significa «arranhar, esgravatar, esgrafiar». Porém os dicionários referem que a sua origem provém do italiano sgraffito.
Essa tese de doutoramento refere:
«O termo esgrafito (em italiano sgraffito) provém do latim exgraffiare e significa "arranhar, esgravatar, esgrafiar". José Aguiar reforça esta ideia de...
Vídeo 24 – Como se usa o hífen?
