Pergunta:
Considerando que a Porto Editora considera disjunção como substantivo correspondente ao verbo disjungir, pergunto se deveremos relacionar o adjetivo disjuntivo e o substantivo disjuntor com o verbo disjungir ou disjuntar?
Por analogia, deveremos considerar conjunção como substantivo correspondente ao verbo conjungir? E, quanto ao adjetivo conjuncional, no adjetivo conjuntivo e ao substantivo conjuntiva, deveremos relacioná-los com os verbos conjungir ou conjuntar?
Por último e também por analogia, deveremos considerar adjunção como substantivo correspondente ao verbo adjungir? E, a respeito do adjetivo e substantivo adjunto ou do substantivo adjutor e do adjetivo adjutório deveremos relacioná-los com o verbo adjungir ou juntar?
E se não for abuso solicito que acrescentem conjunto aos vocábulos conjunção, conjuncional, conjuntivo e conjuntiva.
Resposta:
Os casos apresentados são complexos e não encontram resposta categórica na análise morfológica tradicional ou no atual funcionamento do português.
A pergunta tem que ver com duas vertentes da análise morfológica: a) a identificação da base (derivante) e do derivado em pares como conjunto e conjuntar (é o primeiro que está na base do verbo, ou é este que dá origem àquele?); b) a discussão sobre a prioridade a dar à etimologia na análise morfológica.
Assim:
1. Os verbos disjuntar, conjuntar e adjuntar podem ser vistos como resultado da conversão em verbos de disjunto, conjunto e adjunto, respetivamente. Há dicionários que registam estes três verbos (totalmente, como fazem o Houaiss e a Infopédia, ou parcialmente, como no Priberam), mas acontece que estas fontes não convergem na análise destes verbos quanto à sua derivação. Em todo o caso, importa assinalar que adjuntar, além do escasso uso (a secção histórica Corpus do Português não faculta ocorrências), tem registo como variante culta ou antiquada de ajuntar, por sua vez, variante popular de juntar. Sucede que o verbo juntar é analisado pelas fontes em referência como um derivado do adjetivo junto, e não como palavra que dá a base de derivação deste adjetivo. Sendo assim, se juntar deriva por conversão de junto, então disjuntar e conjuntar, que os dicionários consultados propõem analisar (discutivelmente...