Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Estou a realizar um trabalho com a temática do conto. Estando eu a analisar alguns trabalhos já feitos sobre o tema, deparei-me com a palavra facécia na descrição de géneros de contos, por Câmara Cascudo (1984).

Agradecia que me pudessem esclarecer com brevidade.

Obrigada.

 

Resposta:

Embora não nos tenha dito qual era o esclarecimento que pretendia, parto do princípio de que pretende saber o significado de facécia. Assim, trata-se de «qualidade ou modo facecioso» ou «dito chistoso; chacota, gracejo, pilhéria». A palavra vem do latim facetĭa,ae , «graça«, «brincadeir», provavelmente com infl[uência do francês facétie.

in Dicionário Eletrônico Houaiss + Priberam + Dicionário Online de Português

Pergunta:

Gostaria de saber o que se entende por ruído num processo de comunicação: se ruído é todos os obstáculos/barreiras à comunicação (a nível do emissor, receptor, mensagem, contexto...), ou se é somente os fenómenos que ocorrem a nível do canal e que dificultam a comunicação. E exemplos de ruído?

 

Resposta:

Em comunicação, ruído é «qualquer distúrbio ou perturbação que ocasiona perda de informação na transmissão da mensagem» e, na área das telecomunicações, trata-se de «sinal elétrico não desejado que interfere nas comunicações». Em acústica, quer dizer «som constituído pela superposição aleatória de vibrações de amplitudes e freqüências diversas sem relações harmônicas entre si». Contudo, em sentido figurado, ruído significa «notícia, ger[almente] infundada, que se espalha rapidamente; boato» ou «ato que atrai a atenção do público; grande alarido; escândalo, repercussão, escarcéu».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Estou com duas dúvidas porque sempre achei que era de uma maneira, e no entanto fui corrigida hoje.

A expressão «à título de contra-partida» é com "a" craseado? E "contra-partida" possui hífen ou não?

Obrigada pela atenção.

Resposta:

A grafia da expressão é «a título de contrapartida» (e não "à título de contra-partida"). «A título de» significa «a pretexto de; com o pretexto de; em, na qualidade de; sob a cor de». Dado que contrapartida quer dizer, essencialmente, «compensação», a expressão «a título de contrapartida» significa «a pretexto de compensação».

[Fonte: Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira (Papiro Editora)]

Pergunta:

Gostaria de saber qual a etimologia ou o processo de formação da palavra aguarela.

Poder-se-á considerar que a palavra é derivada por sufixação? Se sim, qual o significado do sufixo?

Obrigado.

 

Resposta:

A palavra aguarela vem «do it[aliano] acquerella, pelo fr[ancês] acquarelle». Assim, a palavra não é «derivada por sufixação».

Aguarela é «tinta diluída em água, cuja aplicação resulta em tons transparentes; técnica de pintura com esta tinta; pintura com esta tinta».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Qual é a origem da palavra orientação?

 

Resposta:

A palavra orientação deriva de «orientar + -ção»; por sua vez, orientar vem de «oriente + -ar, por influxo do fr[ancês] orienter (1680)». Quanto à palavra oriente, vem do «lat[im] oriens,entis, "oriental; oriente, parte do céu em que nasce o sol", part[icípio] pres[ente] de orior,ĕris,ortus sum,orīri, "nascer (falando-se dos seres vivos), nascer (falando-se do sol, dos demais astros, do dia)"».

Orientação significa, entre outras coisas, «ato ou efeito de orientar(-se), de direcionar(-se) para o Oriente; orientalização» e «determinação dos pontos cardeais a partir do lugar ocupado por um indivíduo».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]