Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Queria saber se existe o plural da palavra prata, e se pode dizer-se «estas são as pratas da casa».

 

Resposta:

Claro que existe o plural da palavra prata: pratas; e também se pode dizer «estas são as pratas da casa», em referência aos objectos de prata existentes numa determinada casa. No entanto, também existe a expressão corrente «governar-se com a prata da casa», ou seja, «governar-se com os seus próprios recursos» [fonte: Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora].

Pergunta:

"Hasta pública", ou "Asta pública"?

Tenho visto as duas grafias serem usadas. Gostaria que me informassem qual é a correcta.

Obrigada.

Resposta:

A forma correcta é «hasta pública». Hasta (do lat[im] hasta, "lança; leilão; almoeda") significa «lança» ou «leilão». Hasta pública quer dizer «venda judicial de bens a quem oferecer o maior lanço».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Existe a palavra cubeta?

Resposta:

A palavra cubeta (de cuba + -eta) vem registada, por exemplo, no Dicionário Eletrônico Houaiss; trata-se de «pequena cuba» ou «recipiente ger[almente] de vidro ou louça, us[ado] para esterilização de pequenos instrumentos cirúrgicos».

Cubeta ainda é diminutivo irregular de cuba, tratando-se esta de «grande recipiente de madeira para guardar vinho, vinagre e outros líquidos; tina»; «grande recipiente de uso industrial, construído de diversos materiais e com diversas finalidades»; «recipiente de louça ou de vidro utilizado nos laboratórios, em experiências de física, química etc.»; «recipiente ger. de louça, us. para escoamento de água nos banheiros; pia»; e «em um termômetro, o reservatório onde se encontra o mercúrio».

Pergunta:

Qual é o plural de "alasão"?

Resposta:

Em primeiro lugar, escreve-se alazão, e não "alasão". A palavra alazão admite dois plurais: alazães e alazões. Além disso, tem como feminino alazã.

Alazão é «que ou o que tem o pêlo cor de canela, com uma tonalidade simultaneamente castanha e avermelhada (diz-se de cavalo)» [Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss].

Pergunta:

A frase «vou calçar uma camisa ou bermuda» está correta?

Resposta:

Diz-se «vou vestir uma camisa», mas já se deve dizer «vou calçar umas meias» e «hoje, calço luvas, porque tenho muito frio nas mãos».