Textos publicados pelo autor
Amiúde e «a miúdo», novamente
Pergunta: É correcto eu dizer «Eu facturo amiúdo» quando quero dizer que faço facturas de pequeno valor?Resposta: Em primeiro lugar, não é "amiúdo", mas, sim, amiúde. Depois, o advérbio amiúde significa «repetidas vezes, com freqüência, a miúdo» [in Dicionário Eletrônico Houaiss]. Assim, «eu facturo amiúde [ou a miúdo]» quer dizer «eu facturo frequentemente» (pequenos ou grandes valores).
N. E....
Convenhamos
Pergunta: Terei dito «Convenhamos! A situação não é a pior!» ou «Convenhamos que a situação não é a pior!». Informaram-me de que a conjugação deste verbo será irregular e que se diz "convenhemos". É verdade que se diz "Convenhemos que..." e "Convenhamos!"?
Não consegui esclarecer até agora esclarecer a dúvida. Tudo aponta para que em qualquer um dos casos, imperativo ou subjuntivo, se utilize "convenhamos" e que o verbo convir não é irregular.
Muitíssimo obrigada.Resposta: Com efeito,...
«Como reconhecimento»
Pergunta: Diz-se «em reconhecimento», ou «como reconhecimento» pela sua participação?Resposta: Neste contexto, a palavra reconhecimento quer dizer «recompensa; prémio»; no entanto, o termo também significa, entre outras coisas, «identificação de algo ou alguém já conhecido». Assim, parece-me preferível usar «como reconhecimento», nesta situação, e, «em reconhecimento», na frase «eles andaram toda a manhã em reconhecimento, na região de...», por exemplo....
«Camisola sem mangas» (cavada, caveada)
Pergunta: Gostaria de saber qual é a expressão correcta para designar uma camisola sem mangas: «camisola caveada», ou «camisola cabeada»?
Antecipadamente grato pela V. atenção.Resposta: No português europeu há duas possibilidades: diz-se «camisa/blusa/vestido de manga cavada/cava», sobretudo em Lisboa e no Sul, enquanto no Porto e no Norte se usa «camisa/blusa caveada» e «vestido caveado». As formas "cabeada" e "cabeado" devem-se à neutralização dos sons [b] e [v] num único som [b] (betacismo),...
