Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual a diferença entre rescisão e resolução de um contrato?

Resposta:

A palavra resolução é, quando se refere a um contrato, um termo jurídico; nesta qualidade, trata-se de «meio de extinção do contrato, nos casos de condição resolutiva nele prevista».

Quanto a rescisão, veja, por favor, a resposta anterior Rescisão de contrato e denúncia de contrato. Assim, «Há rescisão quando a cessação é comunicada por um dos contraentes com base em justa causa (por via de regra, facto imputável culposamente à contraparte)».

Pergunta:

Tenho ouvido a expressão «sistema aeráulico» no sentido de sistema de escoamento de ar, julgo que de uma forma análoga à expressão mais comum «sistema hidráulico».

Contudo, não encontro "aeráulico" no dicionário.

Esta palavra existe em português?

Continuação do vosso valioso trabalho.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista o substantivo (nome) feminino aeráulica e diz que é o «ramo da hidrodinâmica que estuda o escoamento natural do ar e dos gases em condutos». Assim, o sentido que tem ouvido para sistema aeráulico está correcto.

Pergunta:

Diz-se «toalhitas para limpeza facial», ou «toalhetes para limpeza facial». Será que não posso usar as duas formas para designar a mesma coisa?

Resposta:

Pode dizer das duas formas, visto que toalhita é um diminutivo de toalha, e toalhete é «pequena toalha de mão»; no entanto, o termo usual, na «limpeza facial», é toalhita.

Pergunta:

Li num relatório que «os processos em curso estão pendentes de autorizações». A palavra pendentes está correcta, ou deveria ser utilizada a palavra dependentes?

Resposta:

A palavra pendente significa, entre outras coisas, «dependente de alguma coisa; subordinado», a exemplo de «a compra do imóvel está p[endente] da liberação do financiamento». Além disso, em contextos destes, é o termo usual. Vem do «lat[im] pendens,entis, part[icípio] pres[ente] de pendēre».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Qual o significado do provérbio «No poupar é que vai o ganho»?

Resposta:

«No poupar é que vai o ganho» significa que, se uma pessoa economizar, pouco ou muito, acabará por amealhar (para o futuro); ou seja, ganhará um pecúlio que lhe poderá servir mais tarde.