Textos publicados pelo autor
Sobre a palavra limítrofe
Pergunta: Há dias, tive uma "discussão" com um cidadão brasileiro, já que ele dizia que na faculdade um professor seu lhe tinha ensinado que se dizia "limitrofe" (assim mesmo, com a sílaba tónica em "tro", ficando a pronúncia "limitrófe") e não "limítrofe", com a sílaba tónica em "mí" como o próprio acento já indica.
Ora, consultei alguns dicionários brasileiros online e também surge sempre com a grafia limítrofe.
Gostava de saber se existirá realmente essa distinção entre o português daqui e de lá, ou se essa pessoa terá...
O verbo outorgar
Pergunta: Estou a consultar documentos emitidos no ano de 1931. Em grande parte deles e, sempre escrito pela mesma pessoa, aparece a palavra "ortugou" o contrato (por exemplo). Gostaria que me informassem, se possível, se este é um erro ortográfico, ou se, à data, esta era a forma correcta de escrever.
Obrigada.Resposta: Tudo indica que se trata de deturpação popular de outorgou (verbo outorgar). Na realidade, o verbo outorgar quer dizer, entre outras coisas, «pôr-se de acordo em relação...
O significado de lancil
Pergunta: A palavra lancil está correcta quando nos queremos referir a rebordo de pedra num passeio?Resposta: O nome (substantivo) lancil (de origem obscura) é «elemento de cantaria, betão ou outro material, estreito e comprido, que se aplica nos bordos dos passeios, peitoris, etc.» Assim, em resposta à sua pergunta, está efectivamente correcta.
[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]...
A grafia de espessura no passado
Pergunta: Gostaria de saber se espessura já se escreveu "expessura".
Muito obrigada.Resposta: A palavra espessura vem de «espesso + -ura». O Dicionário Eletrônico Houaiss acrescenta ainda as grafias anteriores: «f[orma] hist[órica] sXIV espessura, sXIV espesura»
Quanto a "expessura", talvez seja a pronúncia usada em algumas regiões......
«Juros de mora»
Pergunta: Correto é «juros de mora», ou «juros da mora»?Resposta: A expressão correcta é «juros de mora». O substantivo (nome) juro é «quantia que remunera um credor pelo uso de seu dinheiro por parte de um devedor durante um período determinado, ger[almente] uma percentagem sobre o que foi emprestado; soma cobrada de outrem, pelo seu uso, por quem empresta o dinheiro» ou «renda ou rendimento de capital investido», como diz o Dicionário Eletrônico Houaiss; e acrescenta sobre o...
