Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
182K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Momento comovedor, ou comovente?

Resposta:

As palavras comovedor («que ou o que comove») e comovente («que comove; que desperta emoção forte ou que enternece») são sinónimas; portanto, pode usar uma ou outra. É uma questão de gosto ou de estilo.

Pergunta:

Gostaria de saber a etimologia da palavra excelência, para melhor compreensão dessa máxima de Milton Erickson: «A prática não leva à perfeição, leva à excelência.»

Resposta:

A palavra excelência vem do «lat[im] excellentĭa,ae, "grandeza, elevação, excelência, superioridade", de excellĕre, "elevar, erguer, levantar ao alto, elevar-se acima de, ser superior, sobrepujar"». O substantivo (nome) excelência significa «qualidade do que é excelente; qualidade muito superior», mas é ainda «tratamento que se confere a pessoas das camadas mais altas da hierarquia social [abrev.: Ex.ª]». No exemplo apresentado, «... leva à excelência» quer dizer «leva a qualidade muito superior».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Peço o favor de me informarem como se forma o plural de «recolher obrigatório».

Agradeço antecipadamente.

Resposta:

A expressão «recolher obrigatório» significa «medida excepcional imposta em situações de conflitos sociais que implicam risco de violência física, que obriga as pessoas a permanecer em suas casas durante um período determinado, sobretudo nocturno». Trata-se de uma expressão que, regra geral, é usada no singular, dado que só excepcionalmente se poderá ter necessidade de a pluralizar. Apesar disso, como recolher, neste contexto, é um nome (substantivo), pode-se formar o plural «recolheres obrigatórios».

Pergunta:

Gostava que me explicassem o significado da expressão «caminho de pé posto», e se tem ou não hífen entre e posto.

Obrigada.

Resposta:

A expressão «caminho de pé posto» quer dizer «atalho; carreiro; caminho por onde se transita por costume». Com algumas semelhanças, existe ainda a expressão «caminho de cabras» («caminho estreito, íngreme e acidentado»), embora se trate de um caminho mais difícil de percorrer.

A concluir, «pé posto» não tem hífen, de acordo com as obras consultadas.

[Fonte: Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora]

Pergunta:

Existe a palavra "facilíssimo"?

Obrigado.

Resposta:

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que o adjectivo fácil tem dois superlativos absolutos sintéticos: facílimo e facilíssimo.

A palavra fácil vem do «lat. facĭlis,e, "que se deixa fazer, fácil de fazer, que deixa fazer, indulgente"».